Polo de agricultura irrigada será criado até o final do ano no Espírito Santo
São Gabriel da Palha, conhecido como a capital nacional do conilon, vai sediar o maior encontro de degustadores de café do Brasil. Na sequência da primeira edição realizada em Rondônia. O município capixaba será o cenário para o segundo encontro nacional. Entre os dias 17 e 20 de outubro, mais de 300 participantes nacionais e internacionais se reunirão para debater a qualidade dos cafés brasileiros.
A primeira edição do encontro aconteceu no ano passado, na cidade de Cacoal, em Rondônia, e contou com a presença de mais de 200 profissionais. Para esta edição, já estão confirmados participantes internacionais, incluindo compradores, importadores, torrefadores, degustadores, baristas e cientistas.
A grande novidade deste ano é o caráter internacional do encontro, com a confirmação da presença de participantes do Reino Unido, Estados Unidos, Rússia, Espanha e muitos outros. Além disso, renomados palestrantes e especialistas nacionais e internacionais estarão presentes.
Nomes como da diretora executiva da Organização Internacional do Café, Vanusia Nogueira, que irá ter papel da palestra magna, juntamente com a russa Valentina Moksunova, que atua há 11 anos no mercado de café e é diretora geral da Hummingbird Coffee, e Nick Mabey, co-fundador e diretor da Assembly Coffee do Reino Unido.
As sessões de “cupping” e calibragem sensorial, que são marca registrada do evento, serão conduzidas pelo especialista de renome internacional, Silvio Leite. Referência e liderança no mundo dos cafés especiais, Silvio compartilhará sua experiência e conhecimento, adquiridos como “head judge” em diversos concursos de qualidade realizados no Brasil e no mundo.
Esta iniciativa é fruto da colaboração da Associação Brasileira dos Degustadores de Cafés (ABCD Café), da Embrapa Rondônia e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Venda Nova do Imigrante.
Lucas Louzada, um dos organizadores, também professor do Ifes e conselheiro da ABCD Café, explica que a escolha de São Gabriel da Palha se deve à relevância como a capital nacional do café conilon.
“O estado está vivenciando um momento de valorização da cafeicultura do conilon, e São Gabriel da Palha é o epicentro. Com os investimentos da Cooabriel, maior cooperativa de café conilon, e do Sicoob, a escolha é uma consequência natural. O nosso propósito é unir profissionais de diversas áreas da cadeia produtiva em prol da qualidade. O nosso objetivo principal é demonstrar aos cafeicultores do estado o potencial de mercado que a qualidade agrega, bem como a importância da cooperação entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento da região”, esclarece Louzada.
Além dos minicursos e diversos painéis técnicos/científicos, surge uma novidade: o painel nomeado “Um país, muitas origens!”. Será um momento dedicado à degustação de cafés arábica e canéfora das principais regiões produtoras e Indicações Geográficas do Brasil.
Diversas entidades do Espírito Santo estão apoiando o evento. Entre elas, a Cooabriel, o Incaper, Seag, Sistema OCB-ES, Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha, Sicoob ES, Ifes, Embrapa, ABCD Café e outros.
“O encontro reunirá profissionais de importância mundial no mercado de café, para que tenham a oportunidade de conhecer a qualidade e a grande diversidade de cafés que temos no Brasil. A atração desses profissionais para nossa região é de suma importância, inclusive como possibilidade de desenvolvimento de mercados dentro e fora do Brasil”, destacou Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel.
Simultaneamente ao evento, São Gabriel da Palha também sediará o Concurso Conilon de Excelência da cooperativa. A iniciativa vem mais uma vez para enaltecer o conilon como bebida de qualidade e ressaltar as características que evidenciam o zelo dos cafeicultores durante todas as fases de preparação. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 20 de outubro.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória