Set 2023
18
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2023
18
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Pesquisas sobre café são destaque em evento internacional

Um dos principais projetos apresentados foi o “Metaboloma do Café Brasileiro”, que investiga o microbioma envolvido na produção de café no país e seus vínculos com as mudanças climáticas.

Além disso, o “Programa de Qualidade Café Conilon – Origem Singular” abordou estratégias para a produção de cafés especiais, enquanto o projeto de pesquisa “Caracterização do Terroir dos Cafés do Espírito Santo” revelou novos indicativos de qualidade dos cafés capixabas.

A 29ª ASIC Conference on Coffee Science ocorreu em Hanói, capital do Vietnã, e é um dos eventos de destaque no cenário mundial da cafeicultura, reunindo cientistas que estudam o café em perspectivas alimentares e agronômicas. Durante o evento, a comitiva também teve a oportunidade de visitar Buon Ma Thuot, na maior região de cultivo de café do Vietnã.

Embora o Brasil continue liderando a produção mundial de café, outros países desempenham um papel significativo. O Vietnã, por exemplo, ocupa o segundo lugar na lista dos maiores produtores globais. No entanto, tem enfrentado desafios em sua produção e exportação de café devido aos impactos das mudanças climáticas.

As exportações de café do Vietnã nos primeiros oito meses de 2023 atingiram 1,2 milhão de toneladas, representando uma queda de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Durante o evento, três projetos de pesquisa foram apresentados, todos coordenados pelo Ifes em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Esses projetos fazem parte do grupo de pesquisa “Coffee Design”, que reúne mais de 90 profissionais, alunos, professores e pesquisadores de diversas instituições.

A comitiva também está se preparando para participar da 5ª World Coffee Conference, que acontecerá entre os dias 25 a 28 de setembro, em Bangalore, no sul da Índia.

Os pesquisadores apresentarão os casos de sucesso da instituição para as delegações de diversos países que estarão presentes na conferência, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, com foco nos processos de capacitação técnica e de pesquisa que estão desenvolvendo para a cafeicultura.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas