Set 2023
19
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2023
19
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Segunda edição já está confirmada para setembro de 2024

“Quando o evento é inédito, se tem mais dificuldade, mas quando a gente fala de madeira encanta todo mundo. Ela está presente desde os lares mais simples até no alto design, uma transversalidade infinita. Ligar a cadeia toda foi o principal desafio”, declarou Paula Maciel, uma das idealizadoras ao lado de Antonio Nicola Brazolino, presidente da Câmara Moveleira da Findes e do Sindmadeira.

Com 44 especialistas convidados e mais de 51 horas de programação, a primeira edição da “Espírito Madeira” trouxe uma série de eventos e atrações.

Os espaços Maker e Acadêmico e o auditório registraram intenso movimento nos três dias de programação, sob curadoria de Eduardo Stehling (Fuste Consultoria), João Gabriel Missia e Graziela Vidaurre.

Além disso, a Fábrica de Pios, as oficinas gastronômicas da Cozinha Brasil e da Unidade Frigorífica do Sesi/Senai, missões técnicas e rodadas de negócios trouxeram uma experiência para os visitantes. Um dos destaques da programação foram as “Olimpíadas da Madeira”, sob organização do engenheiro florestal Fabio Mareto.

Outra atração da “Espírito Madeira” foi a exposição “Design + Arquitetura”, com curadoria de Jacqueline Chiabay e pela arquiteta e produtora cultural Angela Gomes. A mostra trouxe o alto design à Feira, apresentando trabalhos de 18 artistas e designers renomados internacionalmente. Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de desfrutar de chocolates inspirados nos materiais usados nas placas de MDF da Placas do Brasil.

Também durante a Feira, um dos locais mais visitados foi a Unidade Móvel de Madeira e Mobiliário do Senai, que dispõe de sala de aula e laboratório com máquinas e equipamentos para toda linha de produção moveleira. Sob comando do instrutor Lucas Luz, a máquina inteligente CNC Router, que faz o processo de usinagem da madeira por meio de programação, produziu mais de 20 tábuas de carne personalizadas do evento diante dos visitantes.

Líderes, políticos e representantes de instituições também destacaram a importância do evento para a região e sua conexão com a história e a tradição da madeira no Espírito Santo.

Para o deputado federal Evair de Melo, é uma alegria estar em casa em um evento que junta tradição, história e muitas oportunidades. “Os imigrantes tiveram na madeira sua primeira fonte de energia e, no presente, em pouco tempo os créditos de carbono, pagando o produtor que preserva, serão realidade. Conseguimos recursos por meio de emenda para o evento e quero parabenizar a todos os realizadores”.

“Nascemos em uma cooperativa de crédito rural. E quando a gente fala em madeira, nos remetemos ao passado, pois ela é o primeiro negócio que os nossos antepassados italianos tiveram que lidar para construir suas casas. O Sicoob trazendo isso para o dia de hoje faz um link bacana”, destacou o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas