Out 2023
13
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Out 2023
13
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Cooperativas capixabas fornecem alimentos para diferentes mercados

Os principais clientes são instituições governamentais, fornecendo alimentos para a merenda escolar e também atendendo às prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a cooperativa possui uma carteira de clientes privados.

Os mais de 400 cooperados produzem uma ampla variedade de produtos da agricultura familiar. No entanto, a atividade considerada o carro-chefe é a piscicultura, atividade forte na região de Domingos Martins.

“A cooperativa é um braço direito dos cooperados na produção de tilápia. Antigamente, os produtores produziam a tilápia e não tinham como industrializar e vender os produtos. Em 2010, a cooperativa passou a auxiliar na comercialização. Os nossos compradores são as escolas estaduais, municipais e agora estamos expandindo as vendas para o Rio de Janeiro e São Paulo”, explicou o presidente Darli Schaefer.

Recentemente, a cooperativa passou a administrar a Unidade de Beneficiamento de Tilápia em Muniz Freire, a partir do Programa Municipal de Piscicultura, o Mais Peixe. A meta inicial da filetadora é produzir mensalmente 30 toneladas de tilápia, sendo 10 toneladas em formato de filé.

A Coopram tem contribuído para o aumento das vendas e dos lucros dos produtores. É o caso do produtor de tilápia de Domingos Martins, Sérgio Littig. Com produção anual de 26 toneladas de peixes, ele ingressou nessa atividade em 2009. “Com a participação na cooperativa, a nossa produção aumentou, pois temos a certeza de que o peixe será vendido”.

Segundo a Secretaria de Agricultura do Espírito Santo (Seag), em 2021, o estado produziu 4.717 mil toneladas de peixes, com Linhares e Domingos Martins entre os principais municípios produtores. Linhares se destaca com a produção de 2.190 toneladas (46,43%) e Domingos Martins com 900 toneladas (19,08%).

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas