Out 2023
15
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Out 2023
15
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Aos 60 anos, Cooabriel investe em café conilon de qualidade

Nas últimas décadas, o Espírito Santo deixou de ser visto como um estado com cafés de baixa qualidade e passou a produzir grãos reconhecidos no Brasil e no mundo. Nesse processo de evolução do café capixaba, a premiação da Cooabriel teve grande importância.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, é notável a evolução da qualidade do café conilon no Brasil como um todo, especialmente no Espírito Santo.

“Ao longo desses 20 anos, o Concurso Conilon de Excelência foi um motivador para que os produtores adquirissem consciência sobre a necessidade de investir na qualidade do café. Hoje podemos dizer que o produtor entendeu o recado e a cada ano que passa aumentam os volumes de café produzidos com melhor qualidade. Através dessa mudança o conilon tem ganhado cada vez mais espaço no mercado internacional”, explicou Luiz Carlos Bastianello, presidente da cooperativa.

A primeira edição surgiu em 2003 e, desde então, o concurso promove o conilon como bebida de qualidade e destaca as principais características que evidenciam o cuidado dos cafeicultores durante a fase de preparo. Já foram premiados cafés de até 90 pontos, considerados de altíssima qualidade.

Quem acompanha a evolução dos cafés capixabas ao longo dos anos é o deputado federal Evair de Melo. Ele provou as amostras inscritas na primeira edição do concurso, em 2003, por ser membro do júri nacional e internacional de concursos de cafés especiais na época.

“Recordo-me de ter sido o primeiro degustador, lá em 2003, desse prêmio que se tornou um farol a guiar a cultura do conilon para novos patamares de qualidade e inovação. O impacto que esse concurso tem tido na atividade cafeeira é notável, proporcionando não apenas um reconhecimento merecido aos produtores, mas também estimulando-os a buscar constantemente a excelência em suas produções”, destacou Evair.

Comitiva internacional vem ao ES para encontro de degustadores de café

Já o 2° encontro de degustadores de café do Brasil acontece entre os dias 17 e 20 de outubro, em São Gabriel da Palha, com a participação de instituições e empresas de café dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Rússia. O evento espera atrair mais de 300 participantes, incluindo compradores, importadores, torrefadores, degustadores, baristas e cientistas.

Entre os confirmados estão Nick Mabey, co-fundador da Assembly Coffee no Reino Unido; Valentina Moksunova, diretora da Hummingbird Coffee; Tania Humphrey, diretora da World Coffee Research; e Mario Roberto Fernández, diretor da Specialty Coffee Association.

Além de Cecília Sanada, Q-Grader pelo Coffee Quality Institute dos Estados Unidos; Joel Schuler, da Casa Brasil e instrutor do Coffee Quality Institute; e a brasileira Vanusia Nogueira, presidente da Organização Internacional do Café, com sede em Londres.

Lucas Louzada, professor do Ifes e conselheiro da ABCD Café, explica que a escolha de São Gabriel da Palha se deve à relevância como a capital nacional do café conilon.

“O estado está vivenciando um momento de valorização da cafeicultura do conilon, e São Gabriel da Palha é o epicentro. Com os investimentos feitos por cooperativas, como a Cooabriel e o Sicoob, a escolha pela cidade é uma consequência natural. O nosso propósito é unir profissionais de diversas áreas da cadeia produtiva em prol da qualidade e demonstrar aos cafeicultores do estado o potencial de mercado que a qualidade agrega”, esclarece Louzada.

A iniciativa é fruto da colaboração da Associação Brasileira dos Degustadores de Cafés (ABCD Café), da Embrapa Rondônia e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Venda Nova do Imigrante.

O evento conta com apoio de diversas entidades públicas e privadas, incluindo Cooabriel, Sicoob Espírito Santo, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Secretaria de Agricultura do Espírito Santo (Seag), Sistema OCB-ES, Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha, entre outros.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas