Produtores de Guarapari investem no cultivo de fruta exótica e rentável: o rambutan
Com unidades localizadas em nove estados brasileiros, a empresa capixaba de recursos humanos, Rhopen, quer expandir no Centro-Oeste e levar suas soluções de gestão de pessoas e departamento pessoal para empresas do agronegócio. Após inaugurar a unidade de Rondonópolis, no Mato Grosso, no início deste ano, as sócias Cátia Horsts e Jaciara Pinheiro têm a projeção de abrir mais três unidades no centro-oeste brasileiro até 2024 para fixar presença e conquistar espaço no setor.
Desde 2011, a Rhopen Consultoria oferece soluções de recursos humanos e departamento pessoal a empresas de todos os tamanhos e segmentos, tanto no Brasil como no exterior. Em 2019, a companhia criou a primeira franquia no modelo de consultoria de RH no país e expandiu mesmo durante a pandemia. Só em 2021, o time de recrutamento e seleção realizou 5,4 mil contratações de profissionais em diversos estados.
Com mais de 12 mil profissionais treinados, 25 mil impactos por projetos de consultoria e mais de 6 mil participantes envolvidos em processo de startups, a Rhopen tem atuação em mais de 11 estados brasileiros e em países como Estados Unidos, México, Costa Rica e Moçambique.
De olho na ascensão do agronegócio como um dos principais motores da economia brasileira e o avanço da demanda por mão de obra – que contabilizou 28,3 milhões de pessoas ocupadas no segundo trimestre de 2023 -, a empresa começou o ano de 2023 com a inauguração de sua unidade em Rondonópolis, Mato Grosso. Até o final de 2024, a expectativa é abrir mais três unidades no Centro-Oeste.
Em expansão, a sócia da Rhopen Jaciara Pinheiro explica que a empresa está na etapa de estudos para avaliar os estados do centro-oeste brasileiro (leia-se Goiás, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul) nos quais essas três unidades vão ser instaladas.
“Estamos, atualmente, em fase de estudo para determinar a viabilidade de abrir três novas unidades no Centro-Oeste. Já temos unidades em Rondonópolis, Mato Grosso, e outras regiões do norte, sudeste e sul do país. Estamos avaliando onde as próximas unidades podem ser abertas, seja em Goiás, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul. A meta é concretizar essa expansão até 2024, pois reconhecemos a demanda reprimida no setor agrícola por profissionalização. No entanto, ainda não decidimos se essas novas unidades serão franquias ou unidades próprias”, explicou.
A intenção é avançar no cenário nacional e oferecer ao mercado local (principalmente às empresas do agro) toda a sua experiência em todas as áreas de recursos humanos e departamento pessoal, desde recrutamento e seleção até o treinamento de lideranças.
Para entendermos o tamanho do agronegócio na região, dentre as 100 cidades mais ricas do setor no país, 67 municípios estão localizadas no centro-oeste. O agro tem acelerado o crescimento da economia, o que tem atraído a presença de investidores.
A sócia da Rhopen ressalta que muitas empresas que antes estavam focadas na otimização dos processos produtivos estão agora voltando suas atenções para o desenvolvimento da gestão de pessoas e a retenção de novos talentos, a fim de fortalecer a mão de obra.
“Percebemos, ao longo do último ano, um crescimento na demanda por projetos por parte das empresas do agronegócio. Todas elas estão demandando planos de cargos e salários, programas de participação nos lucros e resultados e iniciativas de bonificação para os colaboradores. Ficou evidente que, no setor, as empresas são de grande porte e as práticas de recursos humanos estão sendo cada vez mais solicitadas”, ressaltou Jaciara Pinheiro, sócia da Rhopen.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória