Exportações de café por cooperativas capixabas crescem 128% em um ano e somam R$ 121 milhões
A Cooabriel revelou ontem à noite os nomes dos vencedores do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel de 2023. Pela primeira vez em sua história, o concurso premiou cafés em duas categorias: Natural e Fermentado. Na primeira categoria, o grande campeão foi o produtor de Alto Rio Novo/ES, Adair Batista Borges, que alcançou a nota de 87,6. Já na categoria Fermentado, o café campeão atingiu a pontuação recorde de 90,03 e foi produzido por Iracema de Oliveira Bastianello, no município de Nova Venécia/ES. Até o momento, a pontuação mais alta atingida havia sido 90 pontos, alcançados na edição de 2021.
O concurso foi criado em 2003 com a intenção de incentivar e premiar a produção de café conilon de qualidade produzidos pelos associados da Cooabriel, considerada a maior cooperativa de café conilon do país.
Celebrando duas décadas de história, o concurso da Cooabriel revelou na noite de sexta-feira, 20, os grandes campeões da edição 2023. A cerimônia de premiação aconteceu em São Gabriel da Palha/ES.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, relembra que o concurso pioneiro para o conilon foi iniciado com o objetivo de incentivar a busca pela qualidade dos cafés produzidos.
“O concurso foi iniciado com a ideia de atingir uma régua de qualidade que fosse satisfatória para o mercado. E se fizermos uma retrospectiva, veremos que nos últimos 20 anos avançamos muito em qualidade”, disse Bastianello.
A prova de ranqueamento foi dirigida pelo especialista de renome internacional, Silvio Leite. Com mais de 40 anos de experiência em análise sensorial, o degustador e classificador revela que os cafés avaliados atingiram pontuações capazes de impressionar o mercado.
“São notas refinadas com diversos sabores, como o de frutas e chocolate. Uma pontuação acima de 90 pontos, como foi conquistada hoje, é algo inédito”, disse Silvio.
A noite também foi de homenagem com o Troféu Iluminação, que simboliza o reconhecimento da Cooabriel à excelência do trabalho de lideranças nas áreas da cafeicultura e do cooperativismo.
A homenageada foi Vanúsia Nogueira, brasileira e primeira mulher do mundo a comandar a Organização Internacional do Café. Em sua trajetória, Vanusia tem importante contribuição para a promoção dos cafés especiais brasileiros e agora é um expoente na cafeicultura mundial.
A 20ª edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel foi realizada em parceria com: AgroCP, Café Brasil, Multitécnica, Sicoob Conexão, Sistema OCB/ES.
Conheça os vencedores na categoria Natural:
(Na ordem: nome do produtor, pontuação e município)
1 – Adair Batista Borges, 87,50 pontos e Alto Rio Novo/ES;
2 – Guilherme da Silva, 86,22 pontos e Nova Venécia/ES;
3 – Wanderson Daros, 86,11 pontos e Nova Venécia/ES;
4 – Sebastião Antunes, 85,28 pontos e Boa Esperança/ES;
5 – Jair José Cuquetto, 85,17 pontos e São Gabriel da Palha/ES;
6 – Noel Carlos Antunes, 85,16 pontos e Nova Venécia/ES;
7 – Amarildo A. Siqueira, 84,61 pontos e Jaguaré/ES;
8 – Rogério A. Massucatti, 80,50 pontos e São Gabriel da Palha/ES;
9 – Joedi C. Targa, 80,30 pontos e Nova Venécia/ES;
10 – Leonardo Cuquetto, 80,00 pontos e São Gabriel da Palha/ES.
Conheça os vencedores na categoria Fermentado:
(Na ordem: nome do produtor, pontuação e município)
1 – Iracema Bastianello, 90,03 pontos e Nova Venécia/ES;
2 – Flávio Bastianello, 89,42 pontos e Nova Venécia/ES;
3 – Estaneslau Ortolane, 87,64 pontos e São Gabriel da Palha/ES;
4 – José Luiz Pilon, 86,61 pontos e Nova Venécia/ES;
5 – Valmir O. Silva, 86,39 pontos e Águia Branca/ES;
6 – Bruno Machado Alves, 86,31 pontos e Águia Branca/ES;
7 – Fabricia Colombi, 86,22 pontos e São Gabriel da Palha/ES;
8 – Guilherme da Silva, 85,39 pontos e Nova Venécia/ES;
9 – Vantuil Xisto Rigo, 80,50 pontos e Nova Venécia/ES
10 – Fernanda Colombi, 80,00 pontos e São Gabriel da Palha.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória