Do tomate ao morango: produtores do ES optam pelo cultivo em estufas para aumentar a produtividade
Uma comitiva composta por 20 empresários capixabas se dirigiu a São Gabriel da Palha para uma rodada de negócios na sede da Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil. A iniciativa, promovida pela boutique de tecnologia GlobalSys, reuniu empresários de diversas áreas da economia capixaba, desde construtoras até varejistas de móveis e eletrodomésticos. Nesta semana, o grupo foi recebido pelo presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello e pelo superintendente Carlos Pandolfi. Já está definido que o próximo encontro será nas instalações da Extrafruti, a maior distribuidora de frutas, legumes e verduras do Espírito Santo.
Os empresários capixabas foram visitar a sede da Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil, com sede em São Gabriel da Palha. A cooperativa deve encerrar 2023 com R$ 20 milhões investidos na construção e ampliação de armazéns e aquisição de equipamentos.
Os recursos estão sendo utilizados no Espírito Santo e na Bahia para ampliar a capacidade de armazenagem dos cafés produzidos por seus cooperados.
O grupo foi liderado por Wallace Lovato, CEO da boutique de tecnologia capixaba GlobalSys. Segundo ele, esse é o primeiro de muitos encontros para aproximar os empresários capixabas de diversos segmentos e potencializar novas oportunidades de negócios.
“A GlobalSys acredita que esse encontro é o ponto de partida para uma série de oportunidades que se apresentarão no futuro. Ficamos muito satisfeitos em promover essa interação entre empresários de diversos segmentos, criando uma sinergia e possibilitando a troca de ideias. Além disso, a visita à Cooabriel proporcionou uma compreensão mais profunda da importância dessa cooperativa no cenário do café conilon, bem como a relevância do agronegócio, que compõe 24% do PIB nacional”, disse Lovato.
Quem também esteve presente foi Giuseppe Feitosa, CEO da VipRede, empresa capixaba de tecnologia que opera serviços de conectividade, data center e nuvem. “Foi uma oportunidade para criar conexões com outros empresários e conhecer novos modelos de gestão e, também, setores diferentes. A primeira edição do On the Road foi um sucesso”, disse Giuseppe.
A Extrafruti, maior distribuidora de frutas, legumes e verduras do Espírito Santo também marcou presença. Com operações no Espírito Santo, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Goiás, a empresa atende a dois dos principais grupos varejistas do estado, Extrabom e Carone, além de outras redes em estados vizinhos.
O CEO da Extrafruti, Leonardo Lourenço, ressalta que essa foi uma oportunidade para a criação de uma rede de contatos com empresários de setores diversos. Ele destacou o valor de aprender com as práticas de gestão de outros segmentos e como essa interação pode resultar na formação de novos negócios.
“Durante a visita, pudemos conhecer a estrutura de gestão e as práticas da cooperativa. A Cooabriel atende a um desejo triplo, uma vez que o cooperado atua como sócio, fornecedor e cliente da cooperativa, uma prática que nos chamou atenção. A diversidade do grupo nos fornece uma oportunidade para entender as práticas em diferentes segmentos e observar como os empresários lidam com a administração dos seus negócios”, explicou Lourenço.
Outro empresário participante é Claudio Sipolatti, um dos sócios de uma das mais tradicionais empresas do varejo, com lojas em 22 municípios do Espírito Santo e mais sete na Bahia.
Segundo Cláudio, essa foi uma oportunidade de conhecer o modelo de negócios cooperativista. “Todos os presentes tiveram a chance de entender como funciona a cooperativa e conhecer os números da organização. Fiquei surpreso com as oportunidades e desafios desse formato de negócios. Passar o dia com um grupo de pessoas de diversos segmentos quebrou barreiras e nos permitiu ter conversas com representantes de diferentes áreas. Isso nos proporcionou uma visão mais ampla dos desafios de 2023 e uma perspectiva para o que esperamos para 2024”.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória