Nov 2023
7
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Nov 2023
7
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Semeando sucesso: cases de destaque, tendências e oportunidades do agronegócio

A Reserva Ambiental Águia Branca ocupa uma área de 2.213 hectares de florestas preservadas em Vargem Alta e está conectada aos parques estaduais de Pedra Azul e Forno Grande. Essa conexão forma um corredor ecológico capaz de abrigar espécies ameaçadas de extinção.

Fundada em 2017 pelo Grupo Águia Branca, a reserva contribui para o desenvolvimento sustentável da Região das Montanhas Capixabas. O local tem 91% de florestas primárias ou em estágios avançados de regeneração.

A reserva é uma unidade de conservação que tem como missão proteger a diversidade biológica da região. Ela abriga mais de 800 espécies de plantas e animais, bem como nascentes e cursos d’água vitais para a bacia do Rio Itapemirim.

“Nas montanhas capixabas, temos um ecossistema que engloba áreas de preservação, agricultura e turismo. Portanto, quando falamos sobre a importância da conexão e do trabalho sustentável de todos os envolvidos em seus empreendimentos, garantimos a coexistência de todos. O turismo de experiência é o que está na vanguarda, atraindo pessoas em busca de uma vivência da realidade local, relacionada ao agroturismo e à preservação das florestas”, explicou Adriana Denadai, head de Sustentabilidade da Reserva Águia Branca.

O Grupo Águia Branca também tem um eco resort nas montanhas capixabas com 30 quartos e auditório para 80 pessoas. Com um investimento de R$ 15 milhões, o Natureza Eco Lodge está instalado nas proximidades da reserva e segue todas as premissas de sustentabilidade.

Segundo Adriana, o empreendimento prioriza o uso de produtos ecológicos desde a fase das obras até a operação hoteleira, que também inclui o uso de energia solar e a gestão responsável da água.

“O hotel é uma parte estratégica para promover o turismo de experiência na região, conectando-se ao conceito de preservação ambiental, tanto na sua reforma, que segue princípios sustentáveis, quanto na experiência oferecida aos hóspedes, que busca uma conexão profunda com a natureza, trilhas e um ambiente que esteja em harmonia com a natureza”, ressaltou.

O evento é organizado pelo Folha Business, uma iniciativa da Apex Partners com a Rede Vitória de Comunicação. Após o sucesso das edições anteriores, realiza o quinto Encontro Agro Business com a participação de empreendedores, produtores e importantes nomes do agronegócio nacional e local.

“Participar de eventos como o Agro Business é fundamental, pois promove a conexão entre diversos atores locais. Esses eventos facilitam a criação de novas conexões e discussões em prol de um objetivo comum. É importante nos unirmos em torno do uso responsável da das montanhas capixabas, olhando para o futuro e compartilhando responsabilidades. Não podemos alcançar nada sozinhos; juntos, podemos preservar e desenvolver esse destino, com responsabilidade ambiental e econômica”, disse Adriana Denadai.

Confira a programação da quinta edição do Encontro Agro Business

Os números do setor, as perspectivas das principais combinações do agronegócio e temas relacionados à sustentabilidade, inovações no campo e turismo de experiência estão entre os assuntos presentes no encontro, que acontece na próxima segunda-feira (13), em Pedra Azul.

Especialistas do agronegócio estão confirmados para participarem do bate-papo, dentre eles, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello; o diretor-geral da Nater Coop, Marcelino Bellardt; e o diretor comercial na KerOvos, Igor Kerckoff.

Além disso, estão previstas as participações da CEO da Auma Agronegócios, Lucimar Silva; e do proprietário da 4 Estações, Maike Macena.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas