Projetos capixabas que estimulam a inovação e a cafeicultura entram na pauta de diálogo com o governo federal
O primeiro voo comercial entre as cidades de Linhares, no Espírito Santo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, pousou no Aeroporto Regional de Linhares ontem (04) por volta das 14 horas. A aeronave, modelo Cessna Grand Caravan, operada pela companhia área Azul, partiu do Aeroporto Internacional de Confins e uma hora depois decolou no município do norte capixaba transportando nove passageiros. Nesta segunda-feira foram realizados os primeiros voos comerciais do Aeroporto Regional de Linhares, que recebeu um investimento de R$ 67 milhões para expansão da pista e construção do terminal de passageiros.
Atualmente, o aeroporto de Linhares é administrado pela Infraero. Ao todo, no avião estavam dois tripulantes (a comandante Luciana e o primeiro-oficial Caíque) e nove passageiros.
Entre eles, estavam o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e o deputado federal Evair de Melo, os empresários João Luiz Castanheira e Rafael Castanheira, o aposentado Olival Sampaio e Amanda Brandes, relações institucionais da Azul.
“Este momento é um pequeno começo, mas que vai se transformar em uma janela de oportunidades para a aviação regional no Espírito Santo. Vamos trabalhar para que a aviação regional chegue em todo o estado, e garantir que Linhares cresça cada vez mais e atraia investimentos de todo o Brasil”, disse Evair de Melo, que também estava no voo inaugural.
Os bilhetes estão à venda no site da Azul e em agências de viagens. A Companhia informou que os voos diários decolam de Belo Horizonte às 12h50 e pousam em Linhares, às 14h30. No sentido contrário, partem de Linhares, às 14h55, e aterrissam às 16h35 na capital mineira. Apenas aos sábados, esses horários mudam. As decolagens de Confins acontecem às 9h20 e os pousos, às 11h. No sentido inverso, as decolagens acontecem 11h25, enquanto os pousos, às 13h05.
A pista do Aeroporto Regional de Linhares possui 1.860 metros e começou a ser construída em 2018, sendo inaugurada em abril deste ano. O investimento para a ampliação do terminal foi em torno de R$ 67 milhões. A Agência Nacional de Aviação (Anac) concedeu autorização para voos em agosto.
De acordo com o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, os voos são oportunidades para o crescimento do turismo na região norte do Espírito Santo.
“Nós esperamos que esse seja um dos primeiros voos e uma oportunidade ímpar para Linhares e o norte do Espírito Santo, que vão ter o acréscimo significativo de oportunidades tanto para transporte de passageiros quanto de cargas. Isso possivelmente vai dar uma alavancada no turismo do norte do estado, especialmente de Linhares. O estado só tem a ganhar porque isso dinamiza a economia, abre uma janela de oportunidades imensa e, sem dúvida, quem ganha é o capixaba e o linharense”, afirmou Marianelli.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória