Crea-ES intensifica fiscalizações e identifica mais de 6 mil irregularidades no Espírito Santo
O mercado cervejeiro tem avançado tanto no cenário nacional quanto no capixaba. De acordo com o Anuário da Cerveja, principal relatório que apresenta dados sobre a indústria no país, o setor cervejeiro avançou 11,6% no Brasil em 2022, enquanto no Espírito Santo esse índice chegou a 21%. Esses números mantém o estado como o sétimo maior polo cervejeiro do Brasil em termos de estabelecimentos. Pensando nesse mercado em expansão, a Universidade Vila Velha (UVV) anunciou, entre os 68 novos cursos previstos para 2024, a criação da primeira graduação de produção de cervejas do Espírito Santo.
Para 2024, a UVV vai adicionar mais 68 novos cursos, sendo 30 de graduação e 38 de pós-graduação, incorporando cursos tradicionais, na modalidade ensino à distância (EaD), e outras graduações menos convencionais em universidades.
Essas mudanças são resultados de um mapeamento conduzido pelo Escritório de Inteligência da UVV, que identificou as principais necessidades do mercado.
“O nosso departamento de inteligência da UVV realiza uma série de estudos de mercado para auxiliar no lançamento de novos cursos, conectando novos profissionais com as competências necessárias ao mercado de trabalho. Cerca de 92% das pessoas buscam uma graduação para conquistar o primeiro emprego ou melhorar sua posição no mercado”, destacou o vice-reitor da UVV, Rafael Gouvêas.
Galvêas pontua que a universidade está atenta às demandas do mercado, proporcionando formações em cursos que são pouco comuns em universidades.
“As cervejarias estão crescendo muito no Espírito Santo. O curso de produção de cervejas foi mapeado pelo nosso Escritório de Inteligência, que identificou os mais interessantes lançamentos. Este curso vai envolver iniciativas desde o processo de produção, controle de qualidade, questões sanitárias, microbiologia, entre outras questões”, destacou Galvêas.
No Espírito Santo, 24 municípios possuem ao menos uma cervejaria. Isso significa que 30,8% das cidades têm produção local da bebida, número que coloca o estado em terceiro lugar no ranking de densidade cervejeira, ficando atrás apenas dos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Se os empreendimentos nessa área estão crescendo, a busca por profissionais qualificados na área acompanha o ritmo. Nesse contexto, pela primeira vez, o Espírito Santo terá uma graduação voltada para a produção de cervejas.
O curso foi elaborado para pessoas que buscam conhecimentos avançados em produção industrial de cerveja. Além disso, vai formar profissionais aptos a administrar o dia a dia de uma cervejaria, desde a elaboração de receitas, seleção e recebimento das matérias-primas, fabricação e controle de qualidade, até o envase e distribuição do produto final.
No rol de cursos não tradicionais, a UVV também vai lançar em 2024 a primeira graduação do Brasil de influência digital e criação de conteúdo digital. O curso vai atender à demanda de pessoas que buscam se especializar em profissões consideradas “nativas digitais”.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória