Jan 2024
2
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jan 2024
2
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Rhopen quer abrir mais três unidades no Centro-Oeste até o final de 2024

De acordo com dados da pesquisa realizada pelo IBGC e KPMG, chamada “Governança no Agronegócio: percepções, estruturas e aspectos ESG nos empreendimentos rurais brasileiros”, o plano de sucessão de lideranças é a principal preocupação para 54% das empresas rurais.

Apenas 29% das empresas contam com conselho de família formalizado, 55% não formalizaram acordo de sócios, 56% estabeleceram uma diretoria executiva, enquanto 47% das decisões são tomadas exclusivamente pelo sócio principal e 85% acreditam que precisam criar processos de governança corporativa.

Pensando nisso, a Botuverá, que já está com a segunda geração à frente dos negócios, tem preparado novos líderes com o apoio da Rhopen, empresa capixaba de recursos humanos. A empresa familiar, que começou suas atividades no ramo de transporte com 15 caminhões, hoje atua em mais três áreas: agricultura, pecuária e combustível.

Atualmente, são mais de 1.000 veículos entre sua frota própria e a terceirizada 100% rastreada, atendendo todo o Brasil, além de mais de 30 mil hectares de plantio e infraestrutura de armazenagem de grãos para mais de 50 mil toneladas. Uma das grandes preocupações do Grupo Botuverá é garantir uma próxima geração de líderes.

“Na essência da Botuverá, cultivamos a prática de desenvolver nossos próprios talentos internamente. Não recorremos frequentemente ao mercado em busca de profissionais; mais de 90% dos nossos líderes cresceram dentro da empresa. Temos casos de colaboradores que iniciaram como aprendizes e, hoje, ocupam posições de liderança. Esse é o DNA da Botuverá”, destacou Adelino Bissoni, diretor executivo da Botuverá.

A parceria entre a Rhopen e a Botuverá começou no segundo semestre de 2023, quando surgiu a necessidade de formar lideranças para a sucessão. Fabíola Costa, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Rhopen, descreve o processo.

“Na Botuverá, abordamos o processo de sucessão com uma visão abrangente, contemplando todas as lideranças da segunda geração, além de alguns integrantes da equipe. Implementamos um projeto centrado em mentorias, atualmente com 16 participantes, cada um passando por 12 sessões e participando de encontros em grupo. Durante esse processo, dialogamos para compreender as habilidades essenciais para assumir novas responsabilidades ou cargos existentes”, ressaltou

A empresa capixaba Rhopen, referência em recursos humanos em todo o país, gerencia mais de 4.000 vagas por ano, atendendo a 150 clientes ativos. Com 250 funcionários e filiais em nove estados, a empresa amplia sua atuação no agronegócio e quer abrir mais três unidades no Centro-Oeste até o final de 2024.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas