Colheita de café conilon no Espírito Santo deve ser antecipada para abril
A ExpoSul Rural 2024, um dos maiores eventos do agronegócio capixaba, está marcada para acontecer entre os dias 1° e 7 de abril em Cachoeiro de Itapemirim. O evento será realizado no Parque de Exposições “Carlos Caiado Barbosa”, fruto de um investimento de mais de R$ 13 milhões, com recursos federais e contrapartida municipal. Segundo estimativa da organização, a exposição deve movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios.
No local, terá exposição de animais e máquinas, implementos e serviços agrícolas, agroindústria, artesanato, culinária e programação com as temáticas rural e ambiental. Com o tema “Negócios, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação”, o evento deste ano é ainda maior que a edição passada.
Os primeiros três dias serão exclusivos para o setor pecuário, com a realização de concursos leiteiros, provas de ranqueamento e outras atividades. De 4 a 7 de abril, o evento abrirá as portas ao público em geral, oferecendo uma programação voltada não apenas para os produtores rurais, mas também para os interessados em conhecer mais sobre o campo.
Esta será a 5ª edição regular da ExpoSul, contando com a participação estimada de 600 expositores (20% a mais que em 2023), entre produtores rurais, micro e pequenos empreendedores e instituições públicas e privadas. A expectativa é que o público supere os 100 mil visitantes.
“As parcerias têm sido essenciais para a realização de grandes eventos, como a Exposul Rural. Para este ano, seguimos com o mesmo propósito de proporcionar uma celebração ao homem do campo e aos negócios associados ao meio rural, buscando não apenas criar uma feira memorável, mas também promover o desenvolvimento econômico e cultural de nossa região”, destaca o prefeito Victor Coelho.
A ExpoSul também já teve 8 edições especiais (3 Leite, 3 Gastronomia e 2 RaízES). A edição 2024 do evento ocupará o dobro de área do ano passado, incluindo tendas e áreas abertas, entre pistas para cavalos e outras atividades ao ar livre. Ao todo, a área da ExpoSul Rural será de mais de 50 mil m².
O evento tem o agro como principal eixo e agrega agroindústrias, agroturismo, máquinas e equipamentos, energia solar, soluções em irrigação, consultorias, cooperativas e bancos, oferecendo ao produtor rural todas as possibilidades de conhecimento, negócios e trocas de experiências.
A Exposul Rural abre espaço também para micro e pequenos empreendedores dos setores de alimentação, diversão e artesanato. Palestras e minicursos vão acontecer em um auditório climatizado e na Arena aberta, que receberá também apresentações culturais.
“A cada ano, a ExpoSul Rural se firma como um elo vital para o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento do homem do campo, proporcionando oportunidades, conhecimento e avanços que impulsionam a prosperidade em nossa comunidade rural.”, expressa o presidente Sindicato Rural Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes.
A pecuária de leite vem com força total, com exposição ranqueada Girolando e Gir, Concurso Leiteiro e grande participação de produtores e empresas do setor. Haverá, também, exposições ranqueadas e não ranqueadas de gado de corte. As provas de cavalos vêm fortalecidas. O Circuito Equestre Exposul Rural terá provas de Laço Campista, Ranch Sorting e a especializada Mangalarga Marchador. Um Encontro Estadual de Muladeiros completa a programação.
“A pecuária teve um crescimento mais expressivo neste ano. Serão duas exposições ranqueadas de gado de leite, uma da raça girolando e outra da raça Gir Leiteiro. Além disso, o evento terá dois concursos leiteiros, das mesmas raças. No total, devem ser cerca de 350 animais em exposição, num crescimento superior a 50% em relação a 2023. A raça Mangalarga Marchador volta à Exposul Rural após 4 anos de ausência, com expectativa de 200 cavalos na pista”, Zaira de Andrade Paiva, diretora do Clube Capixaba, organizador do evento.
A Exposul Rural é uma realização do Sindicato Rural e da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Entre os parceiros, destacam-se Faes/Senar/Sindicatos, as cooperativas Selita, Sicoob, Cacal e Cafesul, a OCB-ES, Banestes e o Governo do Espírito Santo.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória