Mar 2024
20
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Mar 2024
20
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Previsão é de receber mais de 100 mil visitantes

Nos concursos leiteiros, os animais são premiados com base na quantidade de leite produzida, medida em quilos. Os proprietários das vencedoras recebem prêmios em dinheiro, totalizando R$ 40 mil distribuídos em diversas categorias.

No caso do concurso do gado Gir Leiteiro, a premiação é feita com troféus e medalhas, mas o maior reconhecimento para o criador é o ranqueamento, que indica a posição do animal entre os melhores do país.

Já nas provas de pista das raças Girolando e Gir Leiteiro, as avaliações baseiam-se em cinco critérios principais: aparência geral, órgão secretores de leite, os chamados caracteres leiteiros, a capacidade do corpo e o sistema mamário.

A aparência geral inclui a análise do desenvolvimento das veias mamárias e do tronco em proporção ao tamanho do animal, além de aspectos relacionados ao temperamento da vaca e a estética.

Os órgãos secretores de leite são examinados quanto ao tamanho, a qualidade e a forma do “úbere” (órgão da vaca onde ocorre a produção de leite) e as tetas, indicando se o animal possui a estrutura adequada para a produção leiteira. Quanto aos “caracteres leiteiros”, são avaliados aspectos como pescoço, vértebras, costelas, ancas e coxas.

Além do concurso leiteiro e das exposições das raças Gir e Girolando, a ExpoSul Rural também sediará uma mostra não competitiva de gado de corte e diversas provas de cavalo, como o Circuito Equestre: Laço Campista, Ranch Sorting e a especializada Mangalarga Marchador.

“A pecuária de leite, carro chefe do agro sul capixaba, passa por momentos de desafios e precisa muito destes encontros entre produtores, governos, indústria e cooperativas. Na Exposul Rural, ela vem com sua expressão máxima, a ranqueada Gir e Girolando e o tradicional concurso leiteiro, que une as famílias e dá aos produtores de leite uma chance gigante de troca de ideias”, expressa o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes.

Com a expectativa de receber mais de 100 mil visitantes e gerar negócios superiores a R$ 40 milhões, a 5ª edição regular da ExpoSul Rural vai reunir exposições de animais e maquinário agrícola, agroindústria, artesanato, culinária e programação técnica com temáticas rurais e ambientais.

Contando com aproximadamente 600 expositores (20% a mais que em 2023), incluindo produtores rurais, micro e pequenos empreendedores e instituições públicas e privadas, a feira reserva os primeiros três dias para o setor pecuário. De 4 a 7 de abril, o evento abrirá as portas para o público em geral.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas