Louis Dreyfus adquire Café Cacique, líder em exportação de café solúvel com fábricas no Espírito Santo e Paraná
A Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil, deu mais um passo para a ampliação da estrutura da cooperativa. Após investimento superior a R$ 9,3 milhões, a Cooabriel inaugurou neste mês uma nova unidade de armazenagem, em Camacã, na Bahia. A estrutura tem capacidade para armazenar até 120 mil sacas de café e representa a primeira etapa do projeto que, ao final, poderá receber até 240 mil sacas.
A expansão nos números de produção de café na região é um dos fatores que contribuíram para o investimento da cooperativa. Com mais de 4 mil metros quadrados de área construída, a obra foi o maior investimento realizado em 2023 e busca contribuir para a solução de desafios logísticos enfrentados por cafeicultores da região.
“É um investimento extremamente necessário pelo volume de café que vem sendo produzido na região e por questões de logística para essa produção, além de ser uma resposta aos cooperados, que têm demonstrado interesse e feito opção pelos serviços que a cooperativa tem a oferecer”, ressaltou o superintendente geral da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.
A unidade de Camacã é a mais distante da sede da cooperativa, estando a quase 600 km da sede, em São Gabriel da Palha, região noroeste do Espírito Santo.
O presidente da instituição, Luiz Carlos Bastianello, afirma que a unidade tem uma estrutura moderna e funcional, que vai proporcionar mais agilidade na recepção de safra e segurança na armazenagem.
Bastianello destaca ainda que o investimento está alinhado aos princípios do cooperativismo, na medida em que busca dar suporte à atividade rural da região. “Uma cooperativa sem uma boa prestação de serviços não é uma cooperativa eficiente. É isso que propomos: contribuir para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da sociedade dessa região”, destacou Bastianello.
O produtor rural em Arataca, arredores de Camacã, Juarez de Souza Muniz Júnior, relembra que antes de a cooperativa atuar na região, era preciso recorrer às cidades vizinhas para adquirir insumos ou serviços para a propriedade.
“É a realização de um sonho, vermos a valorização por parte da cooperativa. Antes tínhamos que recorrer a Teixeira de Freitas ou ir ao Espírito Santo. Hoje temos aqui uma estrutura montada, com a venda de insumos e a recepção de café”.
Atualmente, a Cooabriel conta com 12 unidades de armazenagem que, somadas, têm potencial para até 1,8 milhão de sacas. Além da estrutura recém-inaugurada, três novas ampliações estão em fase de execução, em Itabela (BA), Boa Esperança e Vila Pavão (ES). A previsão é de que, após as novas obras, a capacidade de armazenagem estática ultrapasse 2 milhões de sacas. Somados, os três investimentos devem girar em torno de R$ 13 milhões.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória