Abr 2024
9
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Abr 2024
9
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

TPJ exporta mais de 1 milhão de sacas de café por ano

Com uma história de 35 anos, a trajetória da TPJ Cafés começa com o patriarca da família, Hygino Vitório, um grande produtor de café que incentivou seus filhos a iniciarem no comércio de café. Inicialmente, os três filhos Guido, Antônio e Clerinho deram início à empresa Vitórios Café, que seguiu por vários anos. Mais tarde, em 2008, Guido e seus filhos (Tarsil, Patrique e Jader) fundaram a TPJ.

Desde o início das exportações em 2010, a empresa se consolidou como uma das 15 maiores empresas exportadoras de café do Brasil, enviando produtos das regiões do Espírito Santo e Minas Gerais para diversos países ao redor do mundo. Por ano, são mais de 1,2 milhão de sacas de café exportadas para o mercado internacional.

Isso significa que os grãos estão em vários países do mundo, como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Singapura, Canadá, China, Emirados Árabes, Jordânia, Líbia, Noruega, Polônia, Reino Unido, Romênia, Suíça, Turquia, entre outros.

Embora o foco principal da empresa seja o mercado de exportação, ao longo dos anos os empresários perceberam a necessidade de investir em seu próprio produto. Assim, decidiram cultivar, beneficiar e comercializar cafés especiais sob a marca TPJ Cafés Especiais. Só na nova indústria, estão investindo mais de R$ 1,5 milhão.

A nova fábrica, com uma área de 800 metros quadrados, está programada para inaugurar no final de abril. Até o momento, a nova indústria gerou seis empregos e está prevista para gerar mais oportunidades de trabalho quando estiver em pleno funcionamento, juntando-se aos 200 colaboradores atuais da TPJ.

Uma das razões para o café capixaba fazer tanto sucesso é a qualidade. Desde 2021, o café arábica da região de Caparaó, localizado nos municípios do Espírito Santo e Minas Gerais, possui o registro de Indicação Geográfica (IG). Esta distinção inclui dez municípios no Espírito Santo e seis em Minas Gerais, totalizando 16 municípios.

O Brasil, sendo o maior produtor e um dos principais exportadores de café commodity do mundo, colheu 50,92 milhões de sacas do grão beneficiado em 2022. Um setor em rápido crescimento é o de cafés especiais, que já representa entre 5% a 10% do consumo total de café no país.

Patrique Vitório, um dos proprietários da TPJ Cafés, explica que o investimento foi impulsionado pela crescente demanda por cafés especiais, tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente, é fácil encontrar esses produtos em cafeterias, restaurantes, hotéis, lojas on-line e diversos supermercados.

“A qualidade do café é o nosso diferencial. Mantemos a excelência para garantir a fidelidade do cliente, selecionando os melhores grãos e realçando o sabor único de cada xícara. Antigamente, café era apenas café, mas hoje vivemos a era dos cafés especiais. Estaremos na Semana Nacional do Café em Vitória, compartilhando nossos produtos em uma área onde a demanda por cafeterias e cafés especiais está em ascensão. Observamos um aumento nas vendas online, especialmente para presentear amigos e parceiros de negócios”, destacou Patrique Vitório.

Como parte da estratégia de expansão para novos mercados, a empresa participará da Semana Nacional do Café, que ocorrerá nos dias 26 a 28 de abril, no Shopping Vitória. Esse movimento é motivado pelo interesse pelo consumo em café de alta qualidade, refletindo no surgimento de clubes de cafés por assinatura, cafeterias especializadas e produtos diferentes em lojas físicas e on-line.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas