Economia criativa cresce acima da média nacional e 240 mil capixabas estão envolvidos em atividades do setor
A Syngenta, multinacional de insumos agrícolas, tem a expectativa de restaurar, até 2030, 1 milhão de hectares de solos degradados para áreas cultiváveis e produtivas em todo o Brasil. Até o momento, o Programa Reverte conta com mais de 50 clientes e 248 fazendas envolvidas com o compromisso com a recuperação de 186 mil hectares de solos degradados. Para viabilizar esse projeto, quase R$ 1 bilhão em créditos foram disponibilizados para que os agricultores pudessem financiar os insumos e adotar os protocolos necessários para a restauração dessas terras. Para falar mais sobre o assunto e demais avanços tecnológicos voltados para o agronegócio, Guilherme Raucci, gerente de Sustentabilidade para a América Latina da Syngenta, estará entre os palestrantes desta edição do Encontro Agro Business, um dos principais eventos do agronegócio capixaba, que acontece hoje (11), em Linhares.
O Reverte, iniciativa desenvolvida em 2019 e implementada em 2021, tem o objetivo de apoiar os agricultores na transformação de pastos degradados em solos produtivos, através de técnicas agronômicas e financiamento de longo prazo. O programa não só promove a preservação ambiental, mas também impulsiona a agricultura regenerativa, permitindo que os produtores expandam suas lavouras sem prejudicar o solo.
Como destaca Raucci, o Reverte oferece soluções financeiras e serviços direcionados aos agricultores, reconhecendo o potencial sustentável das áreas degradadas.
“O programa Reverte é focado na recuperação de pastagens degradadas na agricultura. Reconhecendo o potencial dessas áreas e a possibilidade de utilizá-las de forma sustentável, oferecemos soluções financeiras para apoiar esse modelo de negócio, com um portfólio de serviços voltados para o agricultor. A recuperação de pastagens degradadas é de interesse tanto dos agricultores quanto do ponto de vista da sustentabilidade”, destacou Guilherme Raucci, gerente de Sustentabilidade para a América Latina da Syngenta.
Até o momento, o Reverte conta com 50 clientes e envolve 248 fazendas, somando um total de 186 mil hectares em processo de recuperação. Com quase R$ 1 bilhão em créditos disponibilizados através da parceria com o Itaú BBA, a expectativa é que até 2030, 1 milhão de hectares de solos degradados sejam restaurados para áreas cultiváveis e produtivas em todo o Brasil.
Os números do setor e os temas relacionados à sustentabilidade e inovações no campo estão entre os assuntos que serão debatidos no Encontro Agro Business, evento setorial que acontece hoje (11), em Linhares.
Entre os painelistas já confirmados estão Marcos Flavio Pereira (diretor da Frisa), Guilherme Raucci (gerente de Sustentabilidade para a América Latina da Syngenta), Fabrício Tristão (presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória), Mayara Franzin (coordenadora de Agricultura da Nestlé Cacau) e Ricardo Bamberg (analista de Commodities na B3).
O evento é organizado pelo Folha Business, uma iniciativa da Apex Partners com a Rede Vitória de Comunicação. Após o sucesso das edições anteriores, este será o sexto Encontro Agro Business e contará com a participação de empreendedores, produtores e importantes nomes do agronegócio nacional e local.
“O Encontro Agro Business será um evento imperdível para as pessoas de diferentes áreas. Além de contar com a participação de diversos públicos, incluindo produtores e importantes stakeholders, vamos escutar novas demandas do agronegócio. O nosso objetivo é estar próximo e compreender as necessidades, trazendo também nossas experiências e abrindo espaço para as oportunidades e desafios que o público enfrenta”, concluiu Guilherme Raucci, gerente de Sustentabilidade para a América Latina da Syngenta.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória