Abr 2024
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Abr 2024
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

O café cresceu 400% nas movimentações

Enquanto o café cresceu 400% nas movimentações, o malte registrou um crescimento de 21% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, totalizando 78.554 toneladas. A movimentação de trigo foi de 29.483 toneladas, um incremento de 8%.

Pedro Benevides, diretor comercial da Vports, destaca que esses volumes recordes e o crescimento observado refletem os esforços concentrados em dinamizar as operações portuárias.

“O Espírito Santo tem vocação portuária, mas era latente a necessidade de investir em modernização e infraestrutura, além de tornar as relações comerciais mais ágeis e personalizadas, permitindo atender com eficiência as demandas dos clientes. E é nisso que temos apostado”, considera.

Para sustentar esse crescimento, a Vports está intensificando os investimentos em melhorias na infraestrutura portuária ao longo de 2024. A empresa iniciou no mês de março ações que incluem a revitalização da estrutura ferroviária da área interna de Capuaba, que compõe a área total do porto, ligação estratégica entre os modais que data de 1932.

O trabalho tem o objetivo de ampliar o volume de cargas escoadas, com projeção de aumento de 2,5 milhões de toneladas até 2028, superando os 10 milhões de toneladas.

Alsimar Damasceno, diretor de infraestrutura e operações da Vports, destaca que o início das obras de adequações e retrofit nos ramais é apenas o primeiro passo. “Os estudos realizados levantaram as intervenções necessárias para acomodar a nova matriz futura de carga. Agora, iniciamos as obras de adequações e retrofit nos ramais, com previsão de conclusão em agosto deste ano”, afirma Damasceno.

A nova estrutura ferroviária, que estará ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), será inicialmente dedicada à movimentação de fertilizantes e farelo de soja, prometendo maior capacidade, eficiência e agilidade. Será priorizado o atendimento às regiões de Minas Gerais e Goiás.

A fase seguinte do projeto contemplará a ampliação para outros granéis sólidos, com planos futuros para a captura de combustíveis sólidos até 2029. “O projeto foi elaborado em conjunto com o operador ferroviário. Em dezembro, finalizamos todo o detalhamento de engenharia e projeto executivo. Agora, iniciamos as obras de reforma, um importante passo dentro do objetivo de aumentar a capacidade e viabilizar a diversificação de cargas”, reforça.

Além da modernização da ferrovia, outras obras estão em andamento, como a reforma dos berços 206 e 905, a instalação de novos cabeços de amarração e defensas no berço 905, a reforma dos silos graneleiros de Capuaba (Terminal de Grãos de Capuaba), além da implementação de melhorias na infraestrutura e superestrutura, tais como novo eletrocentro e automação, reforma das salas de operação, moegas, pavimentação e drenagem.

O investimento previsto para as obras realizadas até o final de 2024, nos dois primeiros anos de concessão, é de R$ 150 milhões e o montante total a ser investido ao longo da concessão é de R$ 1 bilhão.

Em 2023, foram movimentadas 1,9 milhão de toneladas de produtos do agro

Em 2023, cerca de 1,9 milhão de toneladas de produtos do agronegócio foram movimentados pela Vports. Desse total, cerca de 1 milhão diz respeito a fertilizantes. Em seguida, o malte responde por 340 mil toneladas e o café por 300 mil. Também merecem destaque o trigo (100 mil toneladas) e a pimenta (42 mil).

A média mensal de movimentação desses produtos é de 160 mil toneladas.  No total, em 2023, foram movimentadas 300 mil toneladas de café, 340 mil toneladas de malte, 100 mil toneladas de trigo e 42 mil toneladas de pimenta, para citar alguns exemplos.

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas