Chuvas no RS: mudanças climáticas acendem alerta para crise do clima e prejuízos no agronegócio
A partir do segundo semestre deste ano, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES) lançará o mapeamento completo das startups do agronegócio capixaba, como parte do programa Ibef Agro e em colaboração com diversas instituições do estado. Durante o Encontro de Startups do Agronegócio Capixaba, realizado em Vitória na última quinta-feira (02), foi divulgada uma parte preliminar desse mapeamento, destacando 10 startups que tiveram a oportunidade de apresentar seus pitches. Até o momento, foram identificadas 32 startups em 10 municípios do Espírito Santo.
Os objetivos primordiais desse mapeamento incluem traçar o perfil das agtechs capixabas e elaborar um plano estratégico para fortalecer e promover novas oportunidades em colaboração com entidades públicas e privadas.
Para isso, o Ibef formou um Comitê de Inovação em parceria com diversas instituições, como a Universidade Vila Velha (UVV), Movimento Capixaba pela Inovação (MCI), Fucape Business School, Espírito Hub, Bússola Hub, entre outras.
Com o mapeamento completo em mãos, os organizadores almejam oferecer uma visão abrangente das soluções inovadoras disponíveis para o agronegócio capixaba, a fim de impulsionar o setor e promover o desenvolvimento econômico e tecnológico. É o que aponta o diretor administrativo-financeiro da Fucape, Everson Mercês.
“Realizamos esse primeiro mapeamento para obtermos uma visão inicial das startups e seus ecossistemas, incluindo a quantidade de empreendedores e negócios envolvidos. Agora, estamos avançando para criar uma metodologia mais precisa, visando refinar ainda mais a lista de startups identificadas e, por vezes, descobrir novas iniciativas que ainda não foram incluídas no mapeamento. O resultado final será um documento que permitirá aos órgãos públicos compreender o potencial das startups no agronegócio do Espírito Santo”, explicou Mercês.
Até o momento, o levantamento identificou 32 startups do agronegócio, distribuídas em 10 municípios, de norte a sul do estado. São startups que atuam em oito áreas de negócios, desde serviços de recuperação ambiental até inovações no uso de drones na agricultura.
Foram identificadas startups em Cachoeiro de Itapemirim (03), Vila Velha (02), Vitória (14), Serra (01), Linhares (02), São Mateus (02), Marilândia (01), Colatina (03), Alfredo Chaves (01), Castelo (01), Jerônimo Monteiro (01).
“O lançamento de nosso primeiro mapeamento das startups do agronegócio é de suma importância. Além do próprio mapeamento, tivemos o privilégio de presenciar os pitchs de 10 startups, o que nos permitiu compreender a tecnologia que estão utilizando e como podem contribuir para a gestão e produtividade das propriedades capixabas”, explicou Paulo Wanick, vice-presidente do IBEF-ES.
O levantamento completo, a ser entregue no final do ano, fornecerá um panorama do perfil das agtechs, ou startups do agronegócio, destacando sua contribuição para a inovação nos produtos e serviços e seus impactos na produção agrícola. As startups interessadas ainda podem se inscrever e entrar em contato com o IBEF para participar desse mapeamento.
Carlos Neris, diretor de Inovação da Fucape Business School, destaca que há dois aspectos importantes a considerar.
“Por um lado, existe a colaboração entre diferentes ecossistemas e hubs de inovação, que estão mais próximos dos produtores, enquanto nós estamos mais próximos dos empreendedores e executivos. A ideia é fortalecer essas parcerias e unir esses dois públicos. Por outro lado, é crucial que a academia não apenas funcione como um hub, mas também leve os desafios enfrentados pelos produtores para dentro da sala de aula, desenvolvendo cursos que abordem desde questões de curta duração até programas de MBA”.
Confira as startups do agronegócio mapeadas pelo IBEF-ES:
Norte do ES:
Agro Atlas Brasil
Localidade: Linhares
FFIZ Gestão
Localidade: Linhares
Estéril-UV
Localidade: São Mateus
Projagro
Localidade: São Mateus
Inducoffee – Secagem Limpa
Localidade: Marilândia
AgricOnline
Localidade: Colatina
Smartirriga
Localidade: Colatina
Vetner
Localidade: Colatina
Região Metropolitana
SymbioTech
Localidade: Vila Velha
ReTrato
Localidade: Vila Velha
SaltGen
Localidade: Serra
AZRD Agro
Localidade: Vitória
B.Kemi
Localidade: Vitória
Boden
Localidade: Vitória
Cafeeiro
Localidade: Vitória
Conta Café
Localidade: Vitória
Crédit Soluções Empresariais
Localidade: Vitória
Culttivo
Localidade: Vitória
ECO55
Localidade: Vitória
Etaure
Localidade: Vitória
Farmly
Localidade: Vitória
Fazenda Cheia
Localidade: Vitória
Modaltech
Localidade: Vitória
Olho do Dono
Localidade: Vitória
PlantGeo
Localidade: Vitória
Região Sul
MV Gestão Integrada
Localidade: Castelo
Certificafé
Localidade: Alfredo Chaves
Árvore de Rebanho
Localidade: Jerônimo Monteiro
Agro Fornece
Localidade: Cachoeiro de Itapemirim
Folha Tecnoly
Localidade: Cachoeiro de Itapemirim
Natural Solo
Localidade: Cachoeiro de Itapemirim
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória