Fundo Ambiental investe R$ 44,4 milhões para implantar corredor ecológico entre o Espírito Santo e Bahia
A VIXPar, marca que consolida negócios de logística, gestão de frota e mobilidade do Grupo Águia Branca, e a ECO55, concluíram os estudos de Prova de Conceito (POC) para uma solução desenvolvida pela startup para gerenciamento da sustentabilidade da cadeia de suprimentos da empresa. A startup do clima capixaba é uma aposta estratégica da VIXPar para lidar com as emissões de gases de efeito estufa, a sustentabilidade empresarial e os riscos climáticos tanto da cadeia de fornecedores quanto da própria companhia.
O desafio enfrentado por empresas como a VIXPar, que compreende negócios como VIX Logística, Autoport, Servicarga, Let’s, EBEC, V1 e VIVA – VIX Veículos Autônomos, é encontrar uma abordagem prática para medir e operacionalizar as emissões de escopo 3, compreender a sustentabilidade de cada negócio e analisar os riscos físicos e econômicos das mudanças climáticas e da transição para uma economia de baixo carbono. Simultaneamente, essas iniciativas devem contribuir para um impacto socioambiental positivo.
A solução apresentada pelo ECO55 consiste em uma plataforma digital que permite a empresas de todos os tamanhos e níveis de maturidade na agenda climática e de sustentabilidade, mensurar e reportar suas emissões de forma alinhada aos padrões globais.
Além disso, oferece uma trilha de educação e curadoria de conteúdo para que as empresas possam capacitar seus colaboradores e se prepararem efetivamente para a transição para uma economia de baixo carbono.
Para a Prova de Conceito, a solução foi testada em um grupo de fornecedores da VIXPar, variando em porte e tamanho, todos localizados no Espírito Santo.
“Estabelecemos este critério para entender, já a partir da prova de conceito, um pouco da maturidade do nosso fornecedor e como isso poderia se refletir em uma oportunidade de impacto positivo”, disse Jessica Chieppe, gerente de Sustentabilidade da VIXPar.
Todo o escopo do projeto, especialmente a avaliação da exposição a dados sensíveis e conformidade com a LGPD, foi revisado por todas as áreas da VIXPar. “Analisamos mais de 240 pontos em todas as áreas da empresa. Avaliamos a exposição climática de cada negócio na transição ao baixo carbono e entregamos as informações e ferramentas que as empresas precisam para uma trajetória sustentável e resiliente”, disse Guilherme Barbosa, CEO do ECO55.
“Não há dúvidas de que a solução é inovadora e está muito alinhada aos objetivos da empresa. Já estamos discutindo internamente como vamos escalar, a partir desta Prova de Conceito. Mas só o fato de fomentar a inovação de uma startup do clima capixaba é motivo de grande orgulho e um resultado para nos destacar” pontua Letícia Amaral Ruggiero, Head Jurídico, GRC e Sustentabilidade na VIXPar.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória