Jun 2024
8
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jun 2024
8
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Mais de 50 empresas brasileiras dos setores de alimentos e bebidas marcaram presença

A delegação da ApexBrasil na Sial China incluiu mais de 50 empresas, principalmente dos setores de alimentos e bebidas, com perfis variados, desde intermediárias e experientes até internacionalizadas.

Renata Vaz, gerente de Exportação e Sustentabilidade da Cooabriel, representou a cooperativa no evento. Ela destacou que a presença na feira faz parte da estratégia da Cooabriel para desenvolver e abrir novas frentes de mercado.

“Anualmente o plano de desenvolvimento de mercados internacionais é discutido pela cooperativa, assim como é analisada a possibilidade de participação em eventos estratégicos”, destacou Renata Vaz.

A China está entre os principais parceiros comerciais do Espírito Santo. Em 2022, os principais produtos que o estado enviou ao país foram pastas de madeira (celulose), granito, mármore, minério de ferro e seus concentrados, além de carne bovina, café e pimenta.

Vaz considera que o cenário internacional atravessa um momento de mudanças, o que tem proporcionado novas oportunidades para o conilon brasileiro. Estar presente em eventos como a SIAL China contribui para analisar os hábitos e interesses de toda a cadeia, desde a indústria até os consumidores finais.

“Além da oportunidade de conhecer de perto os mais importantes mercados consumidores, essas ações contribuem para mensurar o interesse do público internacional pelo café conilon, que está em crescimento significativo”, finalizou.

O café conilon do Brasil, incluindo o do Espírito Santo, tem sido mais demandado no mercado internacional devido à quebra de safra de outros grandes produtores da variedade, como Vietnã e Indonésia. As exportações de conilon capixaba atingiram níveis recordes, com a saca de café sendo comercializada a mais de R$ 1.200,00, praticamente o dobro do valor do ano anterior.

A participação da Cooabriel na feira foi apoiada pelo AgroBR e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o objetivo de fortalecer laços e potencializar novos negócios.

A China é reconhecida como um dos principais destinos de exportação para o agronegócio brasileiro e está entre os maiores consumidores de café do mundo.

Para o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, a participação no evento reforça o trabalho de divulgação do conilon no exterior, além de criar oportunidades para a cooperativa firmar sua presença no mercado asiático.

“O movimento favorável de exportações comprova que há um interesse crescente do mercado externo pelo café conilon. A participação em eventos internacionais é vista como uma forma de ressaltar o potencial que esse café possui, além de criar oportunidades para apresentar o trabalho desenvolvido pela cooperativa. Outro aspecto que torna esse trabalho de divulgação internacional um diferencial é sua contribuição para desmistificar conceitos sobre a cafeicultura brasileira, que vem demonstrando práticas cada vez mais sustentáveis em sua produção”, confirmou Bastianello.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas