Capixaba Natufert planeja dobrar produção de fertilizantes em cinco anos
O primeiro caminhão elétrico de alta capacidade começou a operar no Espírito Santo. Desenvolvida pela VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca, a tecnologia capixaba resultou no caminhão Atlas. O veículo entrou em período de testes em maio, e a Suzano pretende integrá-lo às suas operações. Este é o primeiro do Brasil a alcançar uma capacidade máxima de tração de até 120 toneladas. O lançamento oficial ocorreu ontem (11) na fábrica da Suzano em Aracruz, no norte do Espírito Santo.
O Atlas está sendo incorporado às operações de transporte da Suzano em Aracruz, marcando um passo na transição energética da frota utilizada para o transporte de celulose. A parceria busca avaliar o desempenho do veículo em condições operacionais reais.
Esta iniciativa está alinhada aos Compromissos para Renovar a Vida, um conjunto de metas de longo prazo da Suzano para contribuir com um mundo melhor. Uma dessas metas é combater a crise climática reduzindo as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.
O teste com o veículo elétrico tem potencial para reduzir em até 20% a emissão de poluentes no trajeto entre a fábrica e o Portocel, terminal de exportação da produção.
“É uma tecnologia e inovação voltada para a sustentabilidade. Não havia nada no mercado que atendesse às nossas operações. Essa parceria com a VIX resultou nesse automóvel, que mantém a mesma performance dos caminhões movidos a combustível fóssil, mas sem emitir CO2. Continuamos produtivos e ainda fazemos um bem para o meio ambiente e o futuro do nosso planeta”, destacou Caetano Perim, consultor de Logística da Suzano.
O caminhão elétrico, com capacidade para 120 toneladas, representa um avanço em relação às capacidades convencionais de carga no mercado, que giram em torno de 40 toneladas totais (peso do caminhão + carga).
Desenvolvido a partir de um chassi Mercedes Benz modelo Axor 3344, o Atlas foi adaptado para operar com propulsão elétrica. Graças às baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), o veículo pode economizar até 8.300 litros de diesel por mês e evitar a emissão de cerca de 21 toneladas de CO2.
Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA – VIX Veículos Autônomos, a divisão que desenvolveu o caminhão elétrico “Atlas”, destaca que a iniciativa está alinhada à cultura inovadora da empresa: “Ter um drive de inovação dentro da empresa nos permite testar soluções criativas e arrojadas. A adoção de tecnologias eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado, e a VIX se destaca nesse movimento, mantendo-se na vanguarda do setor de logística”.
Com mais de 50 anos de atuação, a VIX é especializada em soluções logísticas customizadas e opera de norte a sul do Brasil. Patrícia Chieppe, CEO da VIX Par, destaca que a parceria entre as empresas começou há muitos anos e que a chegada do Atlas fortalece essa colaboração.
“É uma honra estar aqui com um cliente que está conosco desde o início da fábrica, uma parceria longeva com uma empresa próspera de 100 anos. O projeto Atlas é mais um passo para fortalecer nossa parceria. Sabemos que, para permanecermos relevantes no mercado, precisamos nos atualizar e trazer inovações. O Atlas é um veículo 100% elétrico, o primeiro com capacidade de carga de 120 toneladas, projetado para ser utilizado em uma planta como a da Suzano, que usa 99% de energia renovável.”
A Suzano e a VIX Logística iniciaram os testes do Atlas em maio. A autonomia do veículo e seu desempenho operacional serão monitorados durante os primeiros meses, com a intenção de expandir essa alternativa para outras operações da empresa.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória