Pecuária puxa crescimento de 11% do agro do Espírito Santo no primeiro trimestre de 2024
Ser um espaço para conexão, troca de boas práticas e geração de novos negócios. Este é objetivo do Leader Summit, uma comunidade de lideranças idealizada pelas empresas Globalsys, Grupo Rhopen e Ayko Technology. Trata-se de uma imersão nas melhores práticas de gestão com as principais marcas do mercado nacional e internacional, com base no Espírito Santo. As imersões são estratégicas e tem como objetivo não apenas a teoria da gestão, mas também sua aplicação prática. A última edição foi realizada na semana passada na sede do Grupo Tristão, em Viana, que inclui negócios como Tristão Trading, indústria de café solúvel Realcafé, Café Cafuso e Realcafé Reserva.
Visitas às sedes das empresas estão se firmando como uma importante ação de comunicação e reputação e, eventualmente, de formação de novos negócios. O projeto capixaba Leader Summit promove estruturas de visitação, especialmente em indústrias, para estreitar relacionamentos entre CEOs e fomentar o surgimento de negócios e parcerias entre as empresas, atuando como uma forma de “turismo industrial”.
O turismo industrial tem ganhado força no Brasil, permitindo que empreendedores abram suas instalações para grupos interessados em conhecer as unidades produtivas e a tecnologia empregada. No Espírito Santo, essa prática é incentivada por um grupo de empresários das empresas Globalsys, Grupo Rhopen e Ayko Technology.
Wallace Lovato, CEO da Globalsys e idealizador do Leader Summit, afirma que o projeto nasceu para conectar líderes visionários.
“Mais um episódio do Líder Summit foi entregue com sucesso, desta vez ao Grupo Tristão, uma das empresas mais admiráveis do Espírito Santo. Contamos com a participação de aproximadamente 20 empresários renomados do estado, em um dia intenso de troca de aprendizados e networking. A proposta do nosso programa é justamente essa: oferecer a oportunidade de aprender com aqueles que já alcançaram sucesso em seus negócios e abrir um canal para que esses empresários se conectem e troquem experiências”, destacou Lovato.
Nas rodadas estratégicas já realizadas, os participantes visitaram empresas como Cooabriel, Vix Logística, Extrafruti e Autoglass, onde foram recebidos pelos executivos que compartilharam suas experiências de gestão e levaram os participantes em visitas guiadas.
Giuseppe Feitoza, CEO da AYKO, destaca que o Líder Summit é um movimento que traz CEOs e líderes de várias empresas para trocar ideias e conhecer operações.
“Este é o quinto encontro, onde líderes aprendem uns com os outros e levam novas iniciativas de volta para suas empresas. Reunimos empresários de setores variados, como financeiro, industrial, energias renováveis, tecnologia e mármore e granito, tornando os encontros inspiradores e ricos em conhecimento e networking”.
Para Cátia Horsts, cofundadora e CEO do Grupo Rhopen e uma das idealizadoras do Leader Summit, o movimento oferece uma visão de futuro para o grupo de empresários.
“Nosso objetivo é promover conexões e compartilhar boas práticas entre empresas do Espírito Santo. Diferente dos eventos que exigem deslocamento para São Paulo e custos elevados, nosso movimento oferece insights valiosos sem sair do estado. As empresas participantes têm sido muito abertas, compartilhando seus casos de sucesso e aprendizados, muitos dos quais vêm de erros passados que foram transformados em acertos. É um movimento despretensioso, mas com grandes pretensões de gerar impacto positivo”.
A quinta edição do Leader Summit foi realizada no Grupo Tristão, que já conta com 88 anos de mercado. A comitiva de 20 empresários foi recepcionada pelo presidente Sérgio Tristão, que proporcionou uma oportunidade de explorar a fábrica, o armazém e degustar cafés de alta qualidade. Para Sérgio Tristão, a visita à empresa proporcionou muito mais do que networking; foi uma chance de compartilhar a cultura e os valores que fazem do Grupo Tristão uma referência no mercado.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória