Jun 2024
27
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jun 2024
27
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Lojas autônomas chegam ao ES para facilitar a vida dos capixabas

As novas dinâmicas de consumo estão impulsionando a inovação entre grandes produtores e no setor do agronegócio para proporcionar mais agilidade e autonomia ao consumidor. Frente a esta onda de transformação digital, a Rede Nater de supermercados desenvolveu, em conjunto com a Globalsys, a proposta para a criação de uma loja de conveniência autônoma.

Com a missão de proporcionar mais benefícios aos produtores rurais e à sociedade, a loja conceito vai comercializar os principais produtos da rede 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a presença de operadores de caixa. O cliente acessa um aplicativo, escolhe entre as opções de produtos disponíveis e realiza o pagamento. Em seguida, pode acessar o sistema pelo celular para sair da loja com os produtos escolhidos.

Para proporcionar essa experiência omnichannel (integração de lojas físicas, virtuais e compradores), a Globalsys apresentou seu produto Sales2Go, uma plataforma inteligente que permite conectar o varejo de maneira digital. Dessa forma, os clientes podem interagir com a marca de maneira física e digital simultaneamente, criando uma jornada de consumo única e inovadora.

“Esta loja conceito está sendo criada para atender a Rede Nater, a rede de supermercados da cooperativa. Vamos apresentar esse conceito nas duas feiras e, em seguida, a loja será transferida para Santa Maria de Jetibá, onde será instalada no estacionamento do supermercado. Enquanto o supermercado opera em horário comercial, a loja de conveniência funcionará 24 horas por dia, oferecendo os produtos mais vendidos. Trata-se de um supermercado 100% autônomo, uma iniciativa inovadora de uma cooperativa”, explicou Wallace Lovato, CEO da Globalsys.

A Nater Coop, com sede em Santa Maria de Jetibá, conta com mais de 21,8 mil cooperados, mais de 1.300 colaboradores e se relaciona com cerca de 30 mil produtores rurais. Com uma rede de 40 lojas de produtos agropecuários no Espírito Santo e em Minas Gerais, além de uma rede própria de atendimento que inclui supermercado e postos de revenda de combustível, esta será a primeira loja autônoma de uma cooperativa no Espírito Santo.

Nos próximos dias, a tecnologia será exposta durante as tradicionais feiras agropecuárias de Nova Venécia e Santa Teresa, que têm a expectativa de receber 12 mil participantes e gerar R$ 170 milhões em negócios. Posteriormente, a loja autônoma ficará localizada no pátio do supermercado da cooperativa em Santa Maria de Jetibá.

De acordo com o executivo de Agromercado da Nater Coop, Giliarde Cardoso, a loja de conveniência funcionará como uma extensão do supermercado, oferecendo produtos que os consumidores mais demandam.

“Será uma verdadeira conveniência, com alimentos e itens de higiene. Mesmo em horários não comerciais e em feriados, esses produtos estarão disponíveis através de um processo automatizado, com um sistema moderno. Os clientes poderão se cadastrar, fazer compras e pagamentos de forma autônoma. Como a loja será no pátio do supermercado, haverá abastecimento diário para a conveniência dos clientes. O objetivo é disponibilizar produtos no momento em que o cooperado precisar. Isso será possível através de um sistema moderno da Globalsys”, destacou Cardoso.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas