Novo foco de monilíase do cacaueiro no Amazonas acende alerta entre produtores capixabas
Nesta semana, foram anunciados os vencedores da 47ª edição do Concurso Nacional de Produtos Lácteos. O Espírito Santo foi representado pela Valentim Iogurteria Artesanal, que conquistou o primeiro lugar na categoria manteiga com a Manteiga Maturada Valentim, considerada a melhor do Brasil. O produto é produzido em Pedra Azul, Domingos Martins. A premiação ocorreu durante o encerramento da Minas Láctea 2024, realizada em Juiz de Fora, Minas Gerais, promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes. O evento contou com a participação de 12 mil pessoas em três dias e movimentou R$ 500 milhões em negócios firmados e prospectados.
O evento, que começou na terça (16), também bateu recorde de produtos e laticínios inscritos no Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), cuja cerimônia de premiação ocorreu na noite de quinta-feira. Foram premiados os três melhores classificados em 12 categorias.
No total, foram premiados os três melhores classificados nas seguintes categorias: Queijo Prato Lanche 3kg, Queijo Tipo Gouda, Queijo Tipo Provolone, Queijo Tipo Parmesão, Queijo Tipo Reino, Queijo Minas Padrão, Queijo Azul, Queijo Tipo Cottage, Manteiga, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso e Produto Lácteo Inovador.
Para determinar os vencedores, os candidatos passaram pela avaliação de um júri formado por especialistas do ramo, que consideraram critérios como cor, sabor, aroma, textura e consistência. A atribuição da pontuação foi feita pelo “teste cego”, onde apenas os produtos em si são avaliados, sem o conhecimento prévio das marcas.
A Manteiga Valentim é produzida artesanalmente desde 2017. Rodrigo Guimarães, sócio-proprietário da marca, garante que o diferencial é que a manteiga é maturada, o que significa que o creme de leite utilizado na produção passa por um processo de fermentação, resultando em compostos aromáticos que conferem aroma e sabor únicos.
Esta foi a primeira vez que a empresa participou de concursos. Para Guimarães, essa é uma oportunidade de mostrar para o Brasil a qualidade dos produtos produzidos em Domingos Martins.
“Isso abre portas para que mais pessoas conheçam nossos produtos. O primeiro ponto é a qualidade da matéria-prima, pois utilizamos creme de leite fresco e produzimos leite na fazenda todos os dias. O diferencial principal é que o creme de leite é fermentado para virar manteiga. Somos uma empresa de agricultura familiar, das famílias Bergamin e Pizzol. Aqui, produzimos nosso próprio leite e também compramos de terceiros. Toda a família está envolvida no negócio”, explicou Rodrigo Guimarães.
A empresa é comandada pelo casal Tatiane Pizzol e Rodrigo Guimarães. Atualmente, a Valentim Laticínios produz artesanalmente com leite fresco e utilizando matéria-prima local, os seguintes produtos: iogurte tradicional, iogurte grego, iogurte proteico, iogurte zero e manteiga maturada feita com técnica francesa.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória