Produção de grãos no ES pode atingir 54,9 mil toneladas, com destaque para o milho
A Universidade Vila Velha (UVV) alcançou uma marca inédita na educação superior ao lançar o primeiro curso de doutorado em Medicina Veterinária do Espírito Santo. O doutorado acadêmico em Ciência Animal foi aprovado em Reunião Extraordinária da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 1º de julho de 2024. Para obter essa conquista, o curso foi avaliado pelo Conselho Técnico Científico da Capes, que utilizou critérios de qualidade para aprovação. Com isso, Ciência Animal junta-se à lista de cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela UVV, com previsão de início em 2025.
O novo doutorado em Ciência Animal se destaca pela sua inovação e foco na saúde única, sendo o primeiro do Espírito Santo a atender uma demanda reprimida há anos. O conceito de saúde única integral à saúde humana, animal e ambiental, reconhecendo que a saúde de todos os seres vivos está interconectada. Esta abordagem colaborativa e multidisciplinar tem o objetivo de promover, melhorar e proteger a saúde de maneira holística, considerando que doenças e problemas ambientais podem ter impactos transversais.
O programa promove pesquisas científicas de alta qualidade, formando recursos humanos qualificados que contribuem para o desenvolvimento de tecnologias avançadas para os setores Pet e Agropecuário Capixaba.
O doutorado em Ciência Animal da UVV oferece duas linhas de pesquisa principais: Biotecnologia e Empreendedorismo em Saúde Animal, e Biociências Aplicadas à Medicina Veterinária.
“Este é um momento de muito orgulho para a UVV e para todos que se dedicaram a este projeto. Agradeço à minha equipe pelo esforço e pela parceria. Este doutorado não é apenas uma conquista institucional, mas também uma contribuição valiosa para a ciência e a sociedade capixaba”, destacou Fábio Ribeiro Braga, coordenador do novo curso de doutorado.
Este novo doutorado consolida a oferta educacional da UVV, que já inclui cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e mestrado. Os profissionais terão acesso a toda a infraestrutura fornecida para o curso de Medicina Veterinária, desde a Fazenda Eco destinada às aulas práticas, em Guarapari, até o Hospital Veterinário, em Vila Velha.
São elegíveis para o novo doutorado mestres em áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e da Terra, incluindo profissionais como biólogos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, odontologistas, médicos, fisioterapeutas, engenheiros agrônomos, zootecnistas, educadores físicos, enfermeiros e nutricionistas.
O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Alessandro Coutinho Ramos, ressaltou a relevância do doutorado para o setor agropecuário:
“A UVV trabalhou muito na proposta desse doutorado em Ciência Animal e isto reafirma nosso compromisso em ser o maior sistema de ciência e tecnologia privado do Espírito Santo. Este curso é estratégico para o agronegócio capixaba, que responde por cerca de 30% do PIB estadual e emprega aproximadamente 40% da população economicamente ativa. O doutorado contribuirá significativamente para a melhoria do setor Pet, nas práticas agropecuárias e para a sustentabilidade no agro, promovendo avanços tecnológicos e aumentando a competitividade da produção local”, destacou Alessandro Coutinho.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória