Jul 2024
25
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jul 2024
25
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Fenecon atraiu 25 mil pessoas em Conceição do Castelo

Com um total de 160 expositores, a Fenecon ofereceu uma plataforma robusta para negócios e conexões. Entre os expositores, Ana Júlia Castro e seu sócio Thiago Siqueira se destacaram com a loja virtual “Beleza Sem Rótulos”, especializada em maquiagens e produtos de skincare.

“Como nossa empresa fica dentro de casa, a Fenecon é muito boa para criar relacionamento e fazer com que as pessoas conheçam nossa marca e proposta. Acho a Feira perfeita”, disse Castro. Thiago complementou, destacando a importância do evento para a visibilidade da marca. “É a nossa chance de visibilidade junto ao público da região, uma vez que nossas vendas on-line são para todo o Brasil”.

O estande também promoveu uma iniciativa sustentável, utilizando embalagens feitas com papelão reciclado encontrado nas ruas de Conceição do Castelo, transformando-as em criativas caixas artísticas.

No espaço “Fenecon Agro”, a professora Solange Maria Pravato, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia, apresentou o projeto “Citrus”. Parte do Programa “Agrinho” do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), o projeto tem a missão de valorizar a citricultura, a principal atividade agrícola do distrito de Santa Luzia.

Solange explicou que a ideia é conscientizar os estudantes e suas famílias sobre a produção sem defensivos e incentivar o turismo de experiências nos pomares locais. Iniciado em abril, o projeto incluiu a criação de um pomar escolar e a promoção de um Dia de Campo. Na Fenecon, a escola exibiu produtos como doces e velas feitas com citros, cujo lucro ajuda a manter o projeto.

As atrações no “Fenecon Agro” também incluíram exibições de animais, com destaque para os bois “Juízo”, da raça Tabapuã, campeão nacional, e um da raça Senepol. Além disso, Maurício Bacheti (Rancho Dona Cabra), de Taquarussu, apresentou uma amostra do plantel de 50 animais da raça Saanen, que o coloca como o maior produtor de leite de cabra do Espírito Santo.

Outro destaque foi o espaço da Associação Festa Portugália (Afespor), promovendo a festa que celebra as culturas portuguesa e italiana em junho, em Conceição. Além disso, a Fenecon usou o evento para divulgar a importância da preservação da saíra-apunhalada, um pássaro ameaçado de extinção.

O público da Fenecon veio de diversas localidades, incluindo a Grande Vitória e até mesmo de outros estados. “Achei a Fenecon bem interessante. Setorizada, com venda e negociação de itens de grande e pequeno porte, produtores e comerciantes de diferentes setores, atrativos culturais, diversão e comida boa. Uma verdadeira feira de negócios,” destacou a jornalista carioca Flávia Garcia.

O presidente da Acicc, Flávio Rocha, destacou que a terceira edição da Fenecon foi uma vitrine para o sul do estado. “Os expositores compareceram, deram o seu melhor mostrando seus produtos e empresas. O público e os negócios gerados são muito importantes para Conceição do Castelo, pois alavancam a economia e o turismo locais,” afirmou.

“Meu sentimento é de gratidão, pois a feira superou nossas expectativas. Público e vendas recordes, todos satisfeitos, e esperamos o próximo ano,” disse o vice-presidente da associação, Cristiano Lopes.

A realização da Fenecon contou com o apoio da Prefeitura de Conceição do Castelo, do Sebrae/ES, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, além do Sicoob e da Serrana Coop.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas