Exportação nacional de café solúvel avança 3,3% no 1° semestre
A Feira de Agronegócios da Cooabriel, a maior do setor no Espírito Santo, encerrou sua edição de 2024 com um resultado financeiro histórico. O evento, realizado entre os dias 25 e 27 de julho, movimentou R$ 692 milhões em negócios. Em resposta ao sucesso, a próxima edição da feira já tem data confirmada: será realizada entre os dias 24 e 26 de julho de 2025. O evento acontece em São Gabriel da Palha, no noroeste capixaba, e é promovido pela Cooabriel, a maior cooperativa de café conilon do Brasil.
Nesta edição, a feira contou com mais de 80 expositores, dispostos em uma estrutura de mais de 20 mil metros quadrados de área coberta. As principais marcas nacionais e multinacionais do setor agrícola marcaram presença, e para impulsionar as negociações, 7 instituições financeiras, incluindo privadas, públicas e cooperativas de crédito, estiveram presentes.
O superintendente geral da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, avalia que o crescimento forte dos números se deve a um conjunto de fatores.
“Os produtores entenderam a importância da feira e aguardaram o momento para realizar bons negócios. Em função do sucesso das três edições anteriores, os expositores e, principalmente, as instituições de crédito, se prepararam para oferecer condições de negócios específicas e extremamente atraentes para a feira”, considera.
Oferecendo uma gama variada de tecnologias e produtos para o campo, como insumos, maquinários, implementos e energia solar, a feira cria também diversas oportunidades de conhecimento técnico para seus visitantes, que somaram mais de 21 mil durante os três dias.
Aproveitando a visibilidade e o volume de negócios, marcas consolidadas no mercado de colheita e insumos usaram o evento para lançar novos produtos, como uma colheitadeira automotriz, uma máquina de pilar e um herbicida para plantas de difícil controle, todos voltados para a cultura do café conilon.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, avalia que os números são resultados de um trabalho que vem sendo desenvolvido com seriedade ao longo do tempo e que trouxe credibilidade à instituição.
“A seriedade, o profissionalismo e a dedicação são requisitos que, somados, resultaram no sucesso que foi a feira, gerando valores, negócios e resultados para todos os que participaram. O sentimento é de dever cumprido e de agradecimento a todas as pessoas que acreditaram em nosso trabalho e se juntaram a nós para que alcançássemos esse resultado tão expressivo. Este é o combustível para fazermos um evento cada vez melhor”, afirma.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória