Beiju produzido em São Mateus e Conceição da Barra recebe selo de Indicação Geográfica
O Espírito Santo ganha um novo atrativo turístico com a inauguração do maior circuito de tirolesas da América Latina, localizado em Pancas. Com três quilômetros de extensão, o circuito é composto por duas tirolesas – uma com aproximadamente 2.100 metros e outra com cerca de 900 metros. As descidas oferecem uma experiência com velocidades que podem atingir até 120 km/h e alturas de 430 metros acima do nível do mar. O investimento total na obra foi de R$ 2,35 milhões, com recursos do Fundo Cidades, repassado pelo estado ao município para a execução das obras.
A infraestrutura do local inclui uma praça e um quiosque, além de melhorias significativas na pavimentação, drenagem e calçadas das ruas de acesso. O novo circuito está situado no bairro Nelson José Grobério e oferece um percurso de 3 km de descidas, sendo o maior circuito de tirolesas da América Latina. Apesar das diferentes extensões das tirolesas, o tempo total do passeio é de, no máximo, dois minutos em cada uma, permitindo aos visitantes uma vista panorâmica das belezas naturais da região, como vales e montanhas.
Este novo atrativo quebra dois recordes anteriores do sul do Brasil: o da K2 Mil, em Santa Catarina, com 2 km de extensão e descidas de 1 a 3 minutos, e o de Feliz, no Rio Grande do Sul, que recentemente inaugurou a maior tirolesa urbana do mundo, com 2,5 quilômetros.
Para garantir a segurança dos visitantes, foram instaladas 60 esferas de sinalização laranja em cabos de 14 mm, além de mais de 14 toneladas de estrutura metálica. O circuito conta ainda com freios ABS e um sistema antibloqueio para as tirolesas.
Na entrada do circuito, foi construída uma praça com piso de concreto moldado, ladrilho hidráulico e meio-fio de concreto pré-moldado. A área também conta com pavimentação em blocos pré-moldados de concreto tipo PAVI-S, grama em placas tipo esmeralda e três pergolados com cobertura de vidro e guarda-corpo com corrimão. O quiosque, com aproximadamente 207 metros quadrados, inclui uma cozinha, área de alimentação interna e externa, banheiros, além de instalações elétricas e hidráulicas.
O investimento total, de R$ 2,35 milhões, inclui também a pavimentação, drenagem e calçadas das ruas de acesso, totalizando 1.715 metros quadrados de pavimentação, 626 metros de meio-fio, 307 metros quadrados de calçada cidadã, 334 metros de rede de drenagem, sete poços de visita e dez caixas de ralo.
A construção do circuito começou em março de 2023 pela empresa Guia Vertical, de São Paulo, contratada pela prefeitura de Pancas, especializada em atividades e estruturas para esportes de aventura.
Em julho, a Prefeitura de Pancas promoveu um leilão de 26 lotes em uma área próxima ao maior circuito de tirolesas do Brasil, em frente ao cartão-postal de Pancas, a Pedra do Camelo. O leilão foi uma oportunidade para empreendedores do setor de turismo, como restaurantes, pousadas, lojas de artesanato e lanchonetes, investirem na região. O novo bairro a ser desenvolvido na área receberá o nome de Nelson José Grobério.
Pancas está se tornando um destino turístico muito procurado no Espírito Santo, não apenas por suas belezas naturais, mas também pelo título de capital capixaba do esporte radical. A cidade é pioneira no balonismo na região e atrai pilotos de voo livre de todo o mundo. A região é conhecida pelo monumento natural “Pontões Capixabas” e possui um potencial para atividades de turismo de aventura, o que a torna uma escolha popular entre os entusiastas de esportes radicais e amantes da natureza.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória