Suzano conclui compra de participação de 15% na Lenzing
A quarta edição da Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES) teve início ontem (05) e se estenderá até o próximo domingo. Pela primeira vez, o evento está sendo realizado na Fazenda Pindobas, localizada em Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo. Neste ano, a feira conta com a participação de 160 expositores, que representam uma variedade de segmentos e oferecem produtos e experiências relacionadas ao turismo rural. O evento ocupa uma área de 2.335 m² às margens da rodovia ES-166, que conecta Venda Nova a Castelo. Os organizadores esperam movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios durante a feira.
Valdeir Nunes, conhecido como China e um dos principais empresários do turismo no Espírito Santo, destacou a alta demanda por espaços de divulgação no evento. Proprietário do Hotel Fazenda China Park e presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Nunes ressaltou que a escolha da nova localização, uma área rica em história e cultura italiana, aumenta as expectativas de sucesso para a feira, que conta com amplo apoio da comunidade local.
“Nossa expectativa é alta, pois o evento será realizado pela primeira vez em um novo local, que faz parte da história da imigração italiana em Venda Nova do Imigrante. A procura por espaço superou nossas expectativas: são mais de 160 expositores. As pessoas estão vibrando e, o mais importante, a comunidade está apoiando o evento, o que é um ponto muito positivo”, disse.
A 4ª RuralturES é organizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Sebrae/ES e Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, com a correalização da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Governo do Estado do Espírito Santo.
O evento também marca o início das atividades do Complexo Turístico de Pindobas, uma iniciativa projetada para fortalecer a economia local e oferecer experiências únicas em agroturismo e cultura italiana. O complexo, que faz parte do Distrito Turístico de Pindobas, inclui uma variedade de empreendimentos, como vinícolas, queijarias, pousadas e cervejarias artesanais, consolidando Venda Nova do Imigrante como um destino turístico estratégico e promissor.
Entre as principais atrações está a Casa Nostra, um espaço imersivo que proporciona uma imersão na história da imigração italiana no Espírito Santo. Com uma estrutura ampliada em relação à edição anterior, o projeto permite aos visitantes explorar um casarão histórico, aprender sobre os costumes e tradições dos primeiros imigrantes italianos e participar de atividades culturais e sensoriais.
Segundo Renata Vescovi, gestora do Sebrae, a Casa Nostra se tornará uma atração permanente após o evento, contribuindo para o fortalecimento do turismo cultural na região.
Além da Casa Nostra, os visitantes poderão desfrutar de outras experiências exclusivas, como observação de aves (Passarinhada), vivências tropeiras e atividades gastronômicas típicas da região.
Outro destaque desta edição é o Famtour Montanhas Capixabas e RuralturES 2024, que reúne 13 participantes de diversos estados brasileiros, incluindo representantes de operadoras de turismo e instituições como Sebrae e Setur. O Famtour ocorre paralelamente à Feira e tem como objetivo promover o turismo na região das Montanhas Capixabas, explorando novas parcerias e oportunidades de negócios.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória