Set 2024
11
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2024
11
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Feira deu início ao primeiro distrito turístico em Venda Nova do Imigrante

Os participantes viveram experiências como: a Expedição Tropeira, com passeios de mula e aulas-show; a Passarinhada, uma observação de aves, e a Casa Nostra, um espaço que recria o ambiente das tradicionais casas dos imigrantes italianos.

Este é o primeiro produto de turismo de experiência entregue dentro do Complexo Turístico de Pindobas, que continuará em funcionamento após o término da feira. Segundo Renata Vescovi, gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, “o intuito é formatar produtos de experiência que tragam a originalidade e a autenticidade do local, que reflitam a cultura, que envolvam o visitante, despertando os sentidos e gerando emoção”.

Valdeir Nunes, diretor-presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, destacou que o projeto para trazer a feira ao novo local começou 10 meses antes e que o movimento não termina com a feira.

“A Casa Nostra vai continuar, com o turismo que se faz de segunda a segunda. O turista não tem que perguntar o dia que eu abro, ele tem que chegar e poder visitar a nossa casa. Estamos fazendo uma revolução no turismo do Espírito Santo e nós precisamos que o turista de fora venha para o estado, porque 94% do turista que visita os lugares do estado estão nas nossas proximidades”, completou Nunes.

Durante o evento, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou o decreto que regulamenta a Lei 11.970/2023, que estabelece a criação de distritos turísticos no estado. A expectativa é que a iniciativa implantada em Pindobas se expanda para outras regiões, fortalecendo o turismo e aumentando sua relevância na economia capixaba.

“Estamos vendo aqui em Pindobas um trabalho coletivo de muitas parcerias para fomentar o turismo, atividade que tem potencial para trazer muito desenvolvimento para o nosso estado”, pontuou Casagrande.

Selo Arte Durante a cerimônia, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) entregou seis novos certificados do Selo Arte para Lorenzo Carnielli, proprietário da agroindústria Carnielli. O selo permite a comercialização nacional de produtos artesanais locais.

Sobre o fortalecimento da cultura e do turismo, Pedro Rigo destacou que o Polo Sebrae de Turismo de Experiência oferece vivências únicas baseadas na história dos imigrantes italianos. “Aqui estão canalizados olhares, investimentos e estudos para que cada vez mais o turismo se torne forte e presente nesta região. É essa composição cooperativa de restaurante, experiência, passeio de mula, pedalinho, cafeteria e hospedagem que tornará a região de pindobas cada vez mais atraente e importante para o turismo local”.

Casa Nostra recebe cerca de 500 pessoas durante a RuralturES A Casa Nostra, com curadoria do designer Ronaldo Barbosa, foi inaugurada junto ao início da feira e recebeu cerca de 500 visitantes. A atração é uma réplica de uma casa típica dos primeiros imigrantes italianos  e proporcionou uma experiência imersiva, atraindo turistas de cidades vizinhas e estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Museu do Imigrante (MIM) teve seu projeto lançado durante a feira, com a colocação da pedra fundamental e apresentação do espaço, que também fará parte do complexo turístico de Pindobas.

Levantamento identificou 234 espécies de aves Um levantamento recente identificou 234 espécies diferentes de aves na região. O Sítio Altoé da Montanha, em Venda Nova do Imigrante, foi o primeiro a explorar esse potencial, recebendo um grupo de 35 turistas para a Passarinhada, atividade de observação de pássaros, que promete contribuir com o turismo e a conservação da Mata Atlântica.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas