Banco Central impediu a liberação de R$ 6,2 bilhões em crédito rural devido a irregularidades ambientais
Realizada pela primeira vez no Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, a quarta edição da RuralturES foi marcada por várias inaugurações, como a Casa Nostra, o Museu do Imigrante e a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência. Durante o evento, também houve a assinatura do decreto que regulamentou a criação do Distrito Turístico no Espírito Santo, sendo Pindobas o primeiro, além da entrega de novos Selos Arte pelo governo estadual. Com uma programação de quatro dias, o evento reuniu quase 20 mil visitantes e 160 expositores, trazendo atrações de agroturismo dos municípios das Montanhas Capixabas, como cultura, gastronomia, aventura e experiências imersivas.. A feira gerou R$ 5,5 milhões em negócios.
Os participantes viveram experiências como: a Expedição Tropeira, com passeios de mula e aulas-show; a Passarinhada, uma observação de aves, e a Casa Nostra, um espaço que recria o ambiente das tradicionais casas dos imigrantes italianos.
Este é o primeiro produto de turismo de experiência entregue dentro do Complexo Turístico de Pindobas, que continuará em funcionamento após o término da feira. Segundo Renata Vescovi, gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, “o intuito é formatar produtos de experiência que tragam a originalidade e a autenticidade do local, que reflitam a cultura, que envolvam o visitante, despertando os sentidos e gerando emoção”.
Valdeir Nunes, diretor-presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, destacou que o projeto para trazer a feira ao novo local começou 10 meses antes e que o movimento não termina com a feira.
“A Casa Nostra vai continuar, com o turismo que se faz de segunda a segunda. O turista não tem que perguntar o dia que eu abro, ele tem que chegar e poder visitar a nossa casa. Estamos fazendo uma revolução no turismo do Espírito Santo e nós precisamos que o turista de fora venha para o estado, porque 94% do turista que visita os lugares do estado estão nas nossas proximidades”, completou Nunes.
Durante o evento, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou o decreto que regulamenta a Lei 11.970/2023, que estabelece a criação de distritos turísticos no estado. A expectativa é que a iniciativa implantada em Pindobas se expanda para outras regiões, fortalecendo o turismo e aumentando sua relevância na economia capixaba.
“Estamos vendo aqui em Pindobas um trabalho coletivo de muitas parcerias para fomentar o turismo, atividade que tem potencial para trazer muito desenvolvimento para o nosso estado”, pontuou Casagrande.
Selo Arte Durante a cerimônia, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) entregou seis novos certificados do Selo Arte para Lorenzo Carnielli, proprietário da agroindústria Carnielli. O selo permite a comercialização nacional de produtos artesanais locais.
Sobre o fortalecimento da cultura e do turismo, Pedro Rigo destacou que o Polo Sebrae de Turismo de Experiência oferece vivências únicas baseadas na história dos imigrantes italianos. “Aqui estão canalizados olhares, investimentos e estudos para que cada vez mais o turismo se torne forte e presente nesta região. É essa composição cooperativa de restaurante, experiência, passeio de mula, pedalinho, cafeteria e hospedagem que tornará a região de pindobas cada vez mais atraente e importante para o turismo local”.
Casa Nostra recebe cerca de 500 pessoas durante a RuralturES A Casa Nostra, com curadoria do designer Ronaldo Barbosa, foi inaugurada junto ao início da feira e recebeu cerca de 500 visitantes. A atração é uma réplica de uma casa típica dos primeiros imigrantes italianos e proporcionou uma experiência imersiva, atraindo turistas de cidades vizinhas e estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O Museu do Imigrante (MIM) teve seu projeto lançado durante a feira, com a colocação da pedra fundamental e apresentação do espaço, que também fará parte do complexo turístico de Pindobas.
Levantamento identificou 234 espécies de aves Um levantamento recente identificou 234 espécies diferentes de aves na região. O Sítio Altoé da Montanha, em Venda Nova do Imigrante, foi o primeiro a explorar esse potencial, recebendo um grupo de 35 turistas para a Passarinhada, atividade de observação de pássaros, que promete contribuir com o turismo e a conservação da Mata Atlântica.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória