Set 2024
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2024
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Kajory investe em graxaria e nova fábrica de produtos alimentícios

A primeira fase do investimento, que contempla a construção da graxaria, está prevista para ser concluída entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2025. Este processo utilizará subprodutos do frigorífico, como sangue, ossos, penas e vísceras, para produzir componentes destinados à ração animal.

Nos próximos dois meses, iniciarão a construção dos galpões e a chegada dos equipamentos adquiridos em São Paulo, incluindo digestores, moinhos e caldeirões. Com uma área de 1.200 metros quadrados, a nova unidade deverá criar aproximadamente 70 postos de trabalho.

Ricardo Valadares destaca que a expansão trará diversos benefícios: “Um mix maior de produtos, redução de custos com transporte, aumento no faturamento, melhoria na rentabilidade e diminuição de custos. O mercado confia em nossos produtos e estamos sempre empenhados em oferecer o melhor”.

Valadares também explica que a produção da graxaria será ajustada conforme a evolução produtiva do frigorífico: “À medida que o frigorífico se desenvolve, teremos mais subprodutos para transformar e vender. Atualmente, transformamos cerca de 270 a 300 toneladas de produtos por outra empresa; com a graxaria, faremos isso internamente.”

O segundo projeto envolve a construção de uma fábrica de 1.500 metros quadrados dedicada à produção de novos itens, como linguiça, bacon, paio e linguiça calabresa. Futuramente, a empresa planeja expandir a produção para incluir hambúrgueres e nuggets. A previsão é que esses novos produtos estejam disponíveis no mercado entre o final de 2026 e o início de 2027, criando cerca de 150 novos empregos.

Com essas expansões, a Kajory Alimentos, que já atende municípios do Espírito Santo, pretende expandir suas operações para outros estados em breve. “A ideia é crescer de forma gradual, compreendendo o mercado local antes de avançar para novos projetos”, afirma Valadares.

Fundada em 1988 pelos irmãos Carlos, José e Ricardo Valadares, a Kajory tem investido fortemente em sustentabilidade nos últimos anos. A empresa implantou mais de 5.000 metros quadrados de painéis solares, tornando-se autônoma em energia. Além disso, toda a água utilizada nos processos internos é tratada e revitalizada antes de ser devolvida ao Rio Jucu, uma das principais fontes hídricas do Espírito Santo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas