Set 2024
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2024
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Todos os chocolates são feitos à mão e tree-to-bar (da árvore à barra)

A marca tem planos para o futuro. Ao atingir 75% da capacidade, a Ana Bandeira pretende ampliar a fábrica e expandir suas vendas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, onde já possui uma loja física em Northampton, Massachusetts.

Segundo Alexandre Pontual, sócio da empresa, o foco será o mercado norte-americano, sem deixar de lado a presença no mercado brasileiro, especialmente no Espírito Santo. Em 2025, a marca espera desenvolver ainda mais as vendas online para alcançar outros estados brasileiros e fortalecer a atuação nos EUA.

Todos os chocolates são feitos artesanalmente, com cacau cultivado na própria fazenda, garantindo controle em todas as etapas, como fermentação e torra das amêndoas. Alexandre Pontual, quarta geração de cacauicultores, destaca que esse processo integral, combinado com o terroir da bacia do Baixo Rio Doce, resulta em chocolates com sabor único e livre de conservantes, aromatizantes ou espessantes artificiais.

“Cuidamos de todo o processo, destacando as características que emergem da combinação da nossa variedade de cacau com o terroir da bacia do Baixo Rio Doce. Todas as etapas de controle de qualidade são realizadas por nós. Buscamos agregar valor em cada fase, desde o cultivo do cacau até a venda ao cliente”, ressaltou.

Em 2023, a empresa inaugurou uma loja em Vitória, onde os clientes podem acompanhar a produção de barras, bombons e trufas, desde o cacau até o produto final. Essa nova loja se junta à unidade nos EUA e representa mais uma etapa na trajetória da marca, que começou com um investimento de R$ 60 mil em equipamentos e viagens de estudo. Até hoje, os proprietários já investiram mais de R$ 2 milhões em infraestrutura, incluindo a criação da fábrica em Vitória e a expansão internacional.

Em outubro, a loja nos EUA será abastecida com o primeiro contêiner de 24 toneladas, substituindo as remessas aéreas, que exigiam controle rigoroso de temperatura. Além de chocolates, o contêiner levará cafés especiais de produtores de Venda Nova do Imigrante e região.“Os chocolates serão distribuídos para pontos de venda em Massachusetts. Já os cafés especiais de marcas capixabas chegam para abastecer as cafeterias”.

O chocolate da Ana Bandeira é fruto do cacau cultivado em Linhares, na fazenda de Dona Ana e Seu Bandeira, avós maternos do chocolatier Alexandre Pontual. Localizada na bacia do Baixo Rio Doce, a propriedade Mucuri abrange 200 hectares, com metade da área dedicada ao cultivo de cacau em cabruca e o restante utilizado para eucalipto e criação de gado. Além das lojas em Vitória, a Ana Bandeira conta com uma unidade nos Estados Unidos, situada na cidade de Northampton, Massachusetts.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas