Brasil exporta recorde de 7 milhões de sacas de café conilon e avança 170% no ano
Em 2023, a empresa capixaba Arroba Montanha conquistou o primeiro Selo Arte para comercializar carne de sol em todo o Brasil. Pioneira no país a receber essa certificação do Ministério da Agricultura, a empresa, liderada por Caio Wand-Del-Rey, investiu R$ 600 mil na estruturação e modernização de sua indústria em Montanha, no Espírito Santo. Esses investimentos incluíram a aquisição de novos equipamentos e reformas, além da inauguração de uma loja na Praia do Canto, em Vitória, com o objetivo de expandir a tradicional carne de sol artesanal para estados do Sudeste. Desde a certificação, a empresa já colheu resultados expressivos: as vendas dobraram.
O Selo Arte assegura que um produto alimentício de origem animal foi elaborado artesanalmente, com receitas e processos que valorizam tradições regionais e culturais. Com a certificação, o produto destaca-se no mercado pela autenticidade e pelos cuidados com boas práticas agropecuárias e de fabricação.
Inicialmente, Caio planejava expandir para outros estados brasileiros, mas encontrou obstáculos devido aos custos logísticos e tributários. “Com o selo, ganhamos acesso a novos mercados. Por um tempo, enviamos produtos ao Rio de Janeiro e bastante para São Paulo com parceiros logísticos. Agora, estamos testando uma logística aérea para atender o cliente final. No entanto, o maior benefício do selo não é necessariamente vender para outros estados. A logística é complexa por ser um produto congelado, o que torna o transporte caro e enfrenta barreiras fiscais”, explicou Caio.
Com a certificação, a Arroba Montanha ampliou sua presença no Espírito Santo, atendendo mais municípios como Domingos Martins, a Grande Vitória (Cariacica, Vila Velha, Vitória, Viana e Serra) e o norte capixaba, em cidades como São Mateus e Linhares. “A certificação enaltece o caráter artesanal do nosso produto, e somos os únicos no Brasil a ter o Selo Arte para carne de sol. Isso mostra nossa capacidade de inovar, profissionalizar e registrar um produto secular, agora com segurança alimentar e certificação. Graças a isso, conquistamos mercado dentro do Espírito Santo e atendemos dezenas de restaurantes de referência em Pedra Azul, Grande Vitória e o norte do estado. Essas certificações aumentaram a confiança no nosso produto”, destacou.
A Arroba Montanha começou em 2011, inspirada pela trajetória dos avós de Caio, que participavam de feiras agropecuárias em Montanha. Desde a infância, a carne de sol fazia parte do cotidiano familiar.
A decisão de transformar a tradição em negócio surgiu após Caio, recém-formado em engenharia florestal, perceber o potencial comercial do produto. Ele começou a comprar e revender carnes já preparadas por açougues locais. O feedback dos consumidores o fez enxergar a necessidade de padronizar a carne de sol, elevando a qualidade do produto.
Para expandir a empresa e consolidá-la como referência em qualidade, Caio obteve financiamento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que viabilizou investimentos na Arroba Montanha. “Esse financiamento foi essencial. Fizemos um projeto de crescimento, viagens internacionais, consultorias, desenvolvemos novas embalagens, produtos, loja e treinamos a equipe em São Paulo. Esse impulso foi possível graças ao crédito do Bandes e às oficinas do Sebrae/ES, que ajudaram muito nesse percurso, especialmente para quem está começando e precisa de suporte especializado”, afirmou.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória