Out 2024
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Out 2024
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Com novas fábricas, Espírito Santo impulsiona exportações de café solúvel

Vale destacar que 2023 se consolidou como um ano recorde nas exportações de café solúvel. O volume exportado aumentou 10,5% em relação a 2022, quando foram enviadas ao exterior 454,1 mil sacas. Os dados são do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV).

A chegada de novas empresas, como Café Cacique e Olam Coffee, que instalaram fábricas em Linhares, junto à já consolidada unidade da Realcafé em Viana, na Grande Vitória, impulsionou significativamente o setor. Essa expansão consolidou o Espírito Santo como uma das principais regiões exportadoras de café solúvel, ampliando a capacidade instalada para processamento e exportação do produto.

O café solúvel, composto majoritariamente por grãos de conilon, só não é mais exportado pelo Espírito Santo devido a problemas na infraestrutura portuária local, segundo Jorge Nicchio, vice-presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV). “Há café solúvel que acaba sendo escoado por portos de outros estados”, destacou Jorge.

A Indonésia é o principal destino do café solúvel exportado pelo Espírito Santo, apesar de também ser uma grande produtora de conilon, ocupando a terceira posição mundial. De janeiro a setembro deste ano, o país asiático recebeu 166.813 sacas de café solúvel. Em seguida, os Estados Unidos aparecem como o segundo maior importador, com 124.017 sacas enviadas pelo Espírito Santo.

Dobrou a exportação do café em geral

As exportações totais de café pelo Espírito Santo tiveram um salto significativo de janeiro a setembro de 2024. Nesse período, foram enviadas ao exterior 6.318.007 sacas, mais que o dobro das 3.067.999 sacas exportadas no mesmo intervalo em 2023, o que representa um crescimento de 105,93%.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas