Porto da Imetame, que segue em obras, em Aracruz promete ser alternativa em meio a gargalos na exportação do café no ES
O café que fica pronto em instantes está conquistando o mercado internacional! As exportações de café solúvel pelo Espírito Santo registraram crescimento de janeiro a setembro de 2024, com um total de 382.364 sacas enviadas ao exterior. Esse volume representa um aumento de 25% em comparação com o mesmo período de 2023, quando 303.857 sacas foram exportadas para outros países.
Vale destacar que 2023 se consolidou como um ano recorde nas exportações de café solúvel. O volume exportado aumentou 10,5% em relação a 2022, quando foram enviadas ao exterior 454,1 mil sacas. Os dados são do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV).
A chegada de novas empresas, como Café Cacique e Olam Coffee, que instalaram fábricas em Linhares, junto à já consolidada unidade da Realcafé em Viana, na Grande Vitória, impulsionou significativamente o setor. Essa expansão consolidou o Espírito Santo como uma das principais regiões exportadoras de café solúvel, ampliando a capacidade instalada para processamento e exportação do produto.
O café solúvel, composto majoritariamente por grãos de conilon, só não é mais exportado pelo Espírito Santo devido a problemas na infraestrutura portuária local, segundo Jorge Nicchio, vice-presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV). “Há café solúvel que acaba sendo escoado por portos de outros estados”, destacou Jorge.
A Indonésia é o principal destino do café solúvel exportado pelo Espírito Santo, apesar de também ser uma grande produtora de conilon, ocupando a terceira posição mundial. De janeiro a setembro deste ano, o país asiático recebeu 166.813 sacas de café solúvel. Em seguida, os Estados Unidos aparecem como o segundo maior importador, com 124.017 sacas enviadas pelo Espírito Santo.
Dobrou a exportação do café em geral
As exportações totais de café pelo Espírito Santo tiveram um salto significativo de janeiro a setembro de 2024. Nesse período, foram enviadas ao exterior 6.318.007 sacas, mais que o dobro das 3.067.999 sacas exportadas no mesmo intervalo em 2023, o que representa um crescimento de 105,93%.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória