Nov 2024
9
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Nov 2024
9
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Capixabas são referência na produção de banana orgânica

Apesar de não haver um ranking oficial, o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) e a Secretaria de Agricultura de Cariacica confirmam o município como um dos principais produtores nacionais de banana orgânica.

Segundo o secretário de Agricultura, Nilson Teixeira, 30 produtores locais enviam cerca de 300 toneladas da fruta mensalmente para outros estados, além de abastecer o mercado capixaba.

Para apoiar os produtores, a Prefeitura de Cariacica disponibilizou maquinários agrícolas para uso na zona rural, onde agricultores aproveitam os equipamentos nas lavouras.

Um exemplo de destaque é o sítio Beija-Flor, de Rafael de Castro Ribeiro, um dos maiores produtores da região. Em sua propriedade de 30 hectares, ele cultiva 30 toneladas de banana orgânica por mês, destinadas principalmente ao Rio de Janeiro. Toda a produção recebe certificação orgânica, e Rafael destaca o uso exclusivo de adubos orgânicos: “A gente não aplica veneno, é tudo natural”, afirma.

Outro produtor relevante é Kemisson Scalzer, do Sítio “Um Sonho a Mais”, em Boa Vista. Além da banana orgânica, ele cultiva acerola, milho, quiabo e taioba. Em dois dos 12 hectares de sua propriedade, ele produz quase uma tonelada de banana orgânica por mês, que é parcialmente usada na padaria da família para fazer bolos e pães, com o restante vendido em feiras orgânicas na Grande Vitória.

A produção de banana no Espírito Santo é uma atividade socioeconômica importante, gerando emprego e renda em 75 municípios. Em 2022, o estado colheu 399 mil toneladas, consolidando-se como o sétimo maior produtor de banana do Brasil. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), a área plantada aumentou 33,9% desde 2012, e a produção cresceu 65,3%, passando de 241.997 toneladas em 2012 para 399.989 em 2022. A produtividade média também subiu 23,4%, de 11,3 toneladas por hectare em 2012 para 13,9 toneladas por hectare em 2022.

No entanto, quando se trata de banana orgânica, o destaque é Cariacica. O município produz 300 toneladas por mês, distribuídas para vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Belo Horizonte, além de atender ao mercado local. A produção envolve agricultores familiares, que garantem emprego, renda e produtos de qualidade para a mesa do consumidor.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas