Nov 2024
19
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Nov 2024
19
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Feira já tem data confirmada para retornar em 2025

Organizado pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) e Interação, o evento reuniu palestras, painéis, workshops, rodadas de negócios, feira expositiva, Olimpíadas da Madeira, shows musicais e um dia de campo. A programação conectou toda a cadeia produtiva, da floresta comercial ao alto design, reforçando a importância do setor para o desenvolvimento regional.

A ocupação hoteleira da região alcançou 80%, enquanto o turismo local registrou um aumento de 50% no fluxo de visitantes durante a feira. As atividades foram realizadas no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, conhecido como “Polentão”, o principal parque de exposições da “Capital Nacional do Agroturismo”.

Paula Maciel, uma das idealizadoras da feira, destacou o impacto positivo desta edição.

“Esta edição da Espírito Madeira foi um marco para o setor de madeira e móveis nacional. Tivemos visitantes de diversos estados e até internacionais que vieram em busca de inovações em máquinas florestais”, comentou Paula, reforçando a importância de integrar o turismo nas Montanhas Capixabas ao desenvolvimento da cadeia produtiva.

Outro organizador, Antonio Nicola Brazolino, também comemorou os resultados. “Tenho certeza de que o Brasil inteiro se rendeu à celebração das conexões da cadeia florestal ao alto design”, afirma, ressaltando que a Feira desperta no público o desejo por informação e capacitação.

Frank Almeida, presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), destacou a relevância do Espírito Santo no mercado de madeira. “O Espírito Santo é um cliente carinhoso, que usa muita madeira nas obras. A Feira é sempre um bom momento para rever clientes e prospectar novos negócios”, disse.

Já Ednei Blasius, presidente do Centro de Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), reforçou a importância da parceria entre os estados. “O Espírito Santo compra muita madeira dos produtores do Mato Grosso. É importante criarmos esse diálogo para mostrarmos toda a procedência e qualidade da nossa madeira sustentável”, afirmou.

Crescimento do setor no Espírito Santo

O setor de madeira no Espírito Santo apresentou crescimento expressivo, com o número de empresas saltando de 726 para mais de 1.000 entre 2022 e 2023. Atualmente, o segmento gera cerca de 14 mil empregos no estado, segundo o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas