Nov 2024
20
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Nov 2024
20
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Exportações do agro capixaba crescem 71%

Enquanto o Espírito Santo registrou avanços expressivos, o Brasil apresentou crescimento de apenas 0,3% no valor exportado e de 0,7% no volume de produtos agropecuários enviados ao exterior. O estado embarcou mais de 2,2 milhões de toneladas de itens do agronegócio, um aumento médio de 4,6% em volume.

Os principais produtos que contribuíram para o aumento no valor exportado incluem café cru em grãos (+132,5%), carne bovina (+50,3%) e mamão (+37,4%). Em termos de volume, o café cru também liderou com alta de 92,3%, seguido pela carne bovina (+60%) e gengibre (+41,5%).

“O agro segue ampliando a participação no comércio exterior. Mantivemos o melhor desempenho da série histórica para o acumulado do ano e, em apenas dez meses, superamos em 38% todo o valor comercializado em 2023. Os preços internacionais continuam bons para boa parte dos nossos produtos, o que levou a um aumento expressivo no valor comercializado pelo Espírito Santo”, comenta Enio Bergoli, secretário de Agricultura do Espírito Santo.

Os três principais produtos da pauta de exportação – complexo cafeeiro, celulose e pimenta-do-reino – responderam por 95% do total exportado entre janeiro e outubro. Nesse período, os produtos capixabas chegaram a 123 países, com os Estados Unidos liderando como maior parceiro comercial, concentrando 22% das exportações. O agronegócio representou 32,6% das exportações totais do Espírito Santo nesse intervalo.

Café conilon como protagonista

O complexo cafeeiro, formado por café cru, solúvel e seus derivados, foi o grande destaque da balança comercial do agronegócio capixaba, com exportações de US$ 1,7 bilhão, representando 58,5% do total. O volume de sacas de café conilon exportadas mais que dobrou, saltando de 2,7 milhões no ano passado para 6,06 milhões neste ano, um crescimento de 123%.

Ao todo, o Espírito Santo exportou 7,09 milhões de sacas de café entre janeiro e outubro de 2024, incluindo 5,06 milhões de conilon cru, 430,8 mil sacas de equivalente solúvel e 597,7 mil sacas de arábica.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas