Fábrica capixaba vai exportar biscoitos de polvilho para Paraguai e EUA em 2025
A tradicional bebida consumida em diversos momentos do dia pelos brasileiros teve seus melhores produtores reconhecidos durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. O Prêmio Coffee of the Year, em sua 13ª edição, recebeu 570 inscrições de 13 regiões do Brasil. Mais uma vez, o Espírito Santo reafirmou seu protagonismo, consolidando-se como o maior produtor de cafés de excelência do país.
Os cafés capixabas brilharam na premiação, conquistando os primeiros lugares nas categorias arábica e canéfora, além de outras posições de destaque, totalizando oito prêmios. Com 26 finalistas – 17 de arábica e nove de canéfora –, o estado dominou o pódio e reforçou sua reputação como referência nacional em qualidade.
A região do Caparaó foi o grande destaque na categoria arábica. O campeão foi Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, em Divino de São Lourenço. Em terceiro lugar, ficou Douglas Dutra Vieira, do Sítio Cordilheiras, em Iúna, seguido por Afonso Lacerda, do Sítio Forquilha do Rio, em Dores do Rio Preto, na quarta posição.
Na categoria canéfora, o primeiro lugar foi conquistado por Antônio Cézar Demartini Landi, do Sítio Vargem Alta, em Jerônimo Monteiro. O segundo e o terceiro lugares ficaram com Neusa Maria da Silva de Souza e Talles da Silva de Souza, ambos do Sítio Grãos de Ouro, em Muqui, no sul do Estado.
Com cerca de 70% de suas propriedades rurais dedicadas ao cultivo do café, o Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil e o maior produtor de conilon do país. Além de abastecer o mercado interno, os grãos capixabas são exportados para mais de 100 países.
Confira como ficou o pódio:
Arábica:
1º lugar – Paulo Roberto Alves – Sítio Campo Azul – Divino de São Lourenço – Caparaó
3º lugar – Douglas Dutra Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó
4º lugar – Afonso Lacerda – Sítio Forquilha do Rio – Dores do Rio Preto – Caparaó
7º lugar – Deneval Miranda Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó
Canéfora:
1º lugar – Antônio Cézar Demartini Landi – Sítio Vargem Alta – Jerônimo Monteiro – Sul do Espírito Santo
2º lugar – Neusa Maria da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo
3º lugar – Talles da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo
5º lugar – Luiz Cláudio de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória