Frigorífico Zucoloto investe R$ 40 milhões para ampliar produção em Viana nos cinco próximos anos
Agricultores de diversas regiões do Espírito Santo marcaram presença no projeto “Dia de Campo”, promovido pelo Sicoob Espírito Santo, com o objetivo de levar informação e capacitação para o setor rural. Este ano, mais de duas mil pessoas participaram dos eventos, que já somaram mais de 20 edições focadas no desenvolvimento do agronegócio.
O evento, que teve início em 2021 e se expandiu por todo o estado, busca democratizar o acesso à informação, capacitando os produtores para que possam melhorar a qualidade e aumentar a produtividade. “O objetivo é levar aos produtores conhecimento sobre como as tecnologias estão evoluindo e como elas podem ser aplicadas no campo”, explicou Alain Giuriato, diretor-executivo do Sicoob Conexão.
A diretora do Sicoob Coopermais, Suely Kurth, ressaltou a importância da cooperativa para os produtores rurais. “O Sicoob nasceu do produtor rural. Nossa trajetória sempre foi voltada para o desenvolvimento dos agricultores, e no Dia de Campo fazemos uma devolutiva ao nosso cooperado”, afirmou. Cleto Venturim, vice-presidente do Sicoob Sul-Serrano, complementou: “Este evento é fundamental para reforçar nossa conexão com o público que nos ajudou a crescer e tem a missão de impulsionar nosso futuro.”
Arno KerckHoff, presidente do Sicoob Coopermais explica: “Dentro dos projetos e das ações socioambientais que e a cooperativa desenvolve, o Dia de Campo é um desses voltado para agricultores para levar ao nosso associado, a gente mostra os problemas, as soluções e onde buscar a solução”.
O agricultor Mauro Demartha foi um dos participantes. Produtor de café e cacau, ele participou da edição do “Dia de Campo” em Aracruz, no norte do estado. “Foi tudo muito bom e produtivo, as palestras foram muito boas. Gostei de estar presente”.
O projeto “Dia de Campo” conta com o selo do Instituto Sicoob e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além de buscar impulsionar o crescimento do agronegócio no estado.
No Brasil, o Plano Safra 2023/2024 registrou um crescimento de 11,5% em relação ao ano anterior, e no Espírito Santo, esse aumento foi ainda mais expressivo, chegando a 29,6%. O Sicoob Espírito Santo se destacou com um crescimento de 52,6% na liberação de crédito rural do ano safra.
O Sicoob, com 8,3 milhões de associados em todo o Brasil, é a terceira melhor instituição financeira do país, segundo o ranking “Melhores Bancos do Mundo 2023 e 2024” da Forbes. O Sicoob, o maior grupo empresarial do Espírito Santo, é uma das principais instituições financeiras do estado, com mais de 800 mil cooperados. Além do Espírito Santo, a cooperativa também atua no Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória