Fazenda Paraíso Heringer ganha título de melhor carcaça de boi nelore do Brasil
Depois da água, o café é uma das bebidas mais consumidas no dia a dia dos brasileiros. No Espírito Santo, ele é mais do que uma tradição; é parte da história e da economia local. Para inovar nesse segmento, o Grupo Tristão, localizado em Viana, na Grande Vitória, em parceria com a Globalsys, uma empresa capixaba de tecnologia, inaugurou uma loja autônoma dentro da indústria. O espaço tem transformado a experiência de funcionários e visitantes.
Antes, a venda de café acontecia apenas uma vez por semana, realizada por funcionários designados. Agora, a realidade mudou. Segundo Icaro Barbarioli, coordenador de Finanças e Projetos do Grupo Tristão, a necessidade de mudança veio do setor de logística.
“Era um processo engessado, porque não podíamos envolver muitas pessoas. Decidimos democratizar o acesso e, então, entramos em contato com a Globalsys”, explicou.
A parceria com a Globalsys resultou em uma loja autônoma, que utiliza tecnologia de ponta para facilitar a compra dos produtos fabricados na própria fábrica, além de ampliar o acesso aos itens da marca.
“O box foi criado com base na nossa solução sales2go, totalmente customizada para atender as necessidades do cliente. Surgiu da demanda de automatizar o processo de vendas”, afirmou Abner Araújo, head de produtos digitais da Globalsys. Ele destacou que, por meio de um aplicativo, é possível realizar a compra e retirar o produto de forma autônoma.
Outra vantagem apontada por Abner é a possibilidade de diversificar rapidamente o mix de produtos. “Antes, tínhamos um número limitado de itens. Agora, conseguimos implementar novas estratégias de maneira imediata para atrair e fidelizar os clientes.”
A loja já conquistou os próprios colaboradores da fábrica. Gilmar Garcia, operador de produção há 15 anos, elogiou a inovação: “Já passei por muitas experiências aqui e essa foi uma surpresa para nós. Antes, eu perdia tempo para comprar o café que ajudo a produzir. Agora, ficou muito mais prático”.
A tecnologia está revolucionando as relações de consumo, e o varejo é um dos setores mais impactados por essas transformações. Segurança, agilidade e autonomia são demandas cada vez mais presentes na experiência de compra dos clientes. Nesse cenário, os pontos de vendas autônomos vêm ganhando espaço como modelos de negócio inovadores, adaptados a diferentes perfis de consumidores.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória