Dez 2024
14
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Dez 2024
14
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Uma das novas plataformas está sendo implantada em Domingos Martins

Essas informações são importantes para a tomada de decisões estratégicas no setor agropecuário, contribuindo para a redução de riscos e a ampliação da capacidade de adaptação às adversidades climáticas. Os equipamentos também apoiarão pesquisas, ações de extensão rural e o planejamento agrícola sustentável beneficiando produtores, técnicos e gestores públicos.

A aquisição inclui kits de calibração de sensores, garantindo a precisão e a confiabilidade dos dados coletados. Segundo o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ely dos Anjos, a manutenção regular desses sensores é essencial para evitar erros nas medições e assegurar  que as informações sejam consistentes ao longo do tempo.

“Com essas novas plataformas, daremos um salto na capacidade de monitoramento e previsão, o que permitirá ao Incaper oferecer dados mais precisos e confiáveis para apoiar a tomada de decisões no campo. Essa atualização tecnológica fortalece a agricultura capixaba, mas também reforça nossa resiliência diante das mudanças climáticas”, ressalta o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos.

A renovação da rede de estações agroclimáticas está alinhada às diretrizes do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4) e representa um investimento de R$ 880 mil. Esse valor é parte de um montante total de R$ 4,5 milhões destinados à modernização da rede.

As duas primeiras estações serão implantadas ainda neste mês. Uma delas será instalada na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins, e a outra no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier), em Boa Esperança. A modernização continuará em 2025, com a aquisição de mais oito estações, ampliando a cobertura e a capacidade de monitoramento agroclimático no Espírito Santo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas