IBEF-ES conclui levantamento de startups do agronegócio capixaba; estudo revela que a inovação pode ampliar resultados
Jovens que desejam iniciar ou aperfeiçoar a carreira no setor agropecuário têm uma oportunidade única no Espírito Santo. Estão abertas as inscrições para cursos técnicos, o e-Tec, e um programa gratuito de desenvolvimento de lideranças, o CNA Jovem, voltados para capacitar e preparar novos talentos para os desafios e inovações do agro capixaba e brasileiro.
O Processo Seletivo Senar e-Tec EaD 2025/1, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), está aberto para especializações em: Agronegócio, Zootecnia e Agricultura. Com aulas presenciais e online, os cursos, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), oferecem aos participantes um diploma válido em todo o território nacional.
O curso Técnico em Agronegócio será disponibilizado no polo de Domingos Martins e Rio Bananal, o de Agricultura estará disponível em Rio Bananal e Cachoeiro de Itapemirim, enquanto o de Zootecnia, apenas no polo de Cachoeiro.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de janeiro.
De acordo com a coordenadora da e-Tec, Tiara Ceruti, a formação técnica do Senar-ES é adaptada às necessidades atuais, promovendo um aprendizado contínuo que integra teoria e prática, na qual os alunos são acompanhados por tutores.
“Em nossos cursos, os alunos têm a chance de se capacitar em áreas específicas, desenvolvendo habilidades que vão desde a gestão eficiente das propriedades e negócios rurais até a adoção de práticas mais produtivas, tecnológicas e sustentáveis”, ressalta.
CNA Jovem
Com o objetivo de identificar e formar jovens líderes na agropecuária, o CNA Jovem está com inscrições abertas. O programa foca no desenvolvimento de competências em liderança e inovação, envolvendo participantes de todos os estados brasileiros.
Para participar, os jovens precisam atender os seguintes requisitos: ter entre 22 e 30 anos; formação técnica ou superior e vínculo com o setor agropecuário (produtor rural, familiar de produtor rural, ou atuação profissional em áreas ligadas ao agro).
Criado em 2014 e também conhecido como “Jovens Líderes do Agro”, o CNA Jovem utiliza uma metodologia baseada na resolução de desafios reais, capacitações, oficinas, atividades presenciais e encontros, promovendo uma formação completa e prática.
Para o analista técnico do Senar-ES responsável pelo programa no estado, Bruno Amorim, a participação no CNA Jovem vai além de impulsionar a carreira no agro. “O programa proporciona uma jornada de desenvolvimento pessoal nos aspectos de comunicação, liderança e propósito”, pontua.
O jovem que participa do programa tem oportunidade de fazer parte de atividades e discussões de grande relevância para o setor, tem acesso a lideranças de referência em nossa sociedade e passa a integrar uma grande rede de jovens membros de edições anteriores.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória