Uma empresa de consultoria poderá fazer a Verificação de Sanidade Sustentável (por meio de análise), Educação, Treinamento, Workshop, Inspiração, Suporte de RP e Consultoria. Esses serviços ajudarão as empresas e organizações a se reajustarem a um modelo de negócios mais responsável, onde vale a pena trabalhar de forma mais sustentável e circular. O lucro será uma marca mais forte, maior confiança no mercado, colaboradores mais motivados e menor impacto na natureza, o que resulta em reais benefícios para os negócios.
Uma pesquisa feita na Escandinávia, gerou um relatório apontando que a maioria absoluta dos consumidores escandinavos nunca ouviu falar de uma economia circular. Tipo de pensamento que o mercado precisa mudar para que possamos cumprir as metas de sustentabilidade da ONU.
Foram perguntados a 2.400 consumidores e tomadores de decisão em 300 grandes empresas na Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia se eles sabiam o que era uma economia circular e o que ela significava. Cerca de 2/3 não tinham ideia, os resultados eram quase os mesmos para consumidores e tomadores de decisão. O grupo com o melhor controle foram as pessoas nascidas em 1990-2000. Em outras palavras, o mercado ainda é surpreendentemente imaturo para essa forma de pensar.
O que é então economia circular?
Existem várias definições diferentes de economia circular, mas trata-se de seguir a forma da natureza de lidar com materiais e energia. A Terra evoluiu ao longo de 4,6 bilhões de anos e temos muito que aprender aqui. Historicamente, nossos sistemas econômicos pensaram de forma linear, o que significa extrair recursos naturais (principalmente minerais, madeira e plantas), projetar e produzir novos materiais, montar novos produtos, vendê-los e usá-los e, finalmente, jogá-los fora como lixo. Isso é chamado de sistema “open end”, que se baseia no fato de que recursos infinitos são baratos e facilmente acessíveis.
O que posso fazer em particular e na minha empresa para viver de um modelo circular?
1. Produza preferencialmente com matérias-primas renováveis, muitas vezes estas vêm do reino vegetal.
2. Não gere resíduos, é caro desperdiçar recursos. Resíduos biológicos devem ser compostados. Outros resíduos devem ser reutilizados, reciclados ou, como último recurso, recuperados em energia.
3. Use apenas energia renovável, ou seja. Eletricidade de, por exemplo, energia solar, eólica e hidrelétrica.
4. Nem sempre compre novos: alugue, tenha acesso, troque, experimente sem gastar recursos limitados. O foco está mais na função do que na propriedade.
5. Crie efeitos positivos para o clima e o meio ambiente. Por exemplo, limpe a água de entrada em um sistema para que fique mais limpa depois do que antes de usar. Isso não só tem um impacto ambiental reduzido, mas uma melhoria positiva na qualidade da água neste caso.
6. Só compre coisas de alta qualidade que valham a pena consertar ou que possam ser atualizadas, sem ter que comprar novas.
Os consumidores estão ávidos por produtos com um impacto positivo e as empresas que não conseguem resolver as questões de sustentabilidade em toda a cadeia de abastecimento são cada vez mais solicitadas a isso. Que tendências impactarão seu negócio ou setor neste próximo ano e nos anos seguintes?
O trabalho de sustentabilidade precisa ser integrado às estratégias de marca e comunicação de cada empresa ou organização. Compreender o seu contexto único e as partes interessadas é uma etapa crucial neste processo. Quanto mais você comunica sobre seu trabalho de sustentabilidade, maior se torna o interesse, os níveis de conhecimento e as demandas em torno dessas questões. Cria um ciclo positivo de transparência e sustentabilidade.
Fonte: Erik Huss, CEO, Husstainability / Sb-insight.com/ https://pontsbschool.com/