Conhecida mundialmente por móveis com design e preços competitivos, a IKEA aposta em ação de recompra de móveis como forma de frear o consumo excessivo. A sueca Ikea virou referência no mundo ao popularizar a compra de móveis, oferecendo peças com design e tecnologia a preços acessíveis no mercado onde atua. Porém esta facilidade gera críticas dos ambientalistas, que afirmam que a empresa incentiva o consumo desnecessário e, muitas vezes, gera lixo em excesso de seus clientes quando eles trocam a decoração de suas casas.
Para mudar isso, a gigante começa a adotar medidas contra o “consumo excessivo”.
O grupo sueco anunciou que iniciará um programa global de recompra de móveis indesejados da Ikea, o chamado “Buy Back”, para evitar o descarte desnecessário e incorreto de móveis por seus clientes, o que terá não apenas apelo ambiental, mas também econômico. Os clientes que venderem móveis receberão um cartão de reembolso da Ikea, sem data de validade, disse o comunicado.
A condição do item vendido de volta à Ikea determinará o valor. Móveis Ikea em estado “novo”, sem arranhões, poderiam receber 50% do preço original, disse um comunicado da empresa. Móveis em “muito bom” estado com pequenos arranhões podem receber 40% do preço original, e itens “usados”, com vários arranhões, podem receber 30% do preço original. Os itens serão revendidos como usados na seção “As-Is” das lojas. Qualquer item que não puder ser revendido será reciclado ou doado para projetos das comunidades locais, disse a empresa. Nem todos os móveis estarão no programa.
A iniciativa contrasta com uma campanha de marketing agressiva que a Ikea usou no início dos anos 2000, encorajando os consumidores a substituir itens com mais frequência e rendendo à empresa algum desprezo por vender “móveis descartáveis” “Ao tornar a vida sustentável mais simples e acessível, a Ikea espera que a iniciativa ajude seus clientes a se posicionarem contra o consumo excessivo nesta Black Friday e nos próximos anos”, disse a empresa em um comunicado à imprensa, divulgado nesta semana.
A compra de produtos usados começou na Grã-Bretanha em 24 de novembro, pouco antes da Black Friday, principal data do varejo nos países avançados, com vendas impulsionadas por fortes descontos. O programa também será executado em outros 26 países, incluindo Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Rússia. A iniciativa não tem data de término na Grã-Bretanha ou Irlanda.
Analistas, contudo, destacaram que os Estados Unidos, um dos maiores mercados da empresa sueca, não está nesta lista. O grupo sueco ainda está estudando como será a inclusão do país no programa em breve, mas garante que nesta Black Friday já prevê ações para evitar o consumo além do necessário. A Ikea não atua no Brasil, embora compre alguns de seus móveis de fabricantes brasileiros.
A sustentabilidade é um pilar fundamental no negócio da IKEA. Todos os anos, a marca assume metas ambiciosas com vista a criar uma mudança positiva no planeta. No dia em que se celebra o Meio Ambiente, a IKEA assinala uma nova parceria com a Fundação Ellen MacArthur – organização global líder no pensamento e estudo da economia circular – que vem reforçar o compromisso da IKEA de se transformar num negócio circular até 2030.
Atualmente, mais de 60% da gama de produtos da IKEA é criada com base em materiais renováveis, como madeira e algodão, e mais de 10% contém materiais reciclados. Por exemplo, no caso do poliéster usado em têxteis como tapetes, almofadas ou capas de sofá, 59% do material usado no ano passado foi reciclado.
Para a IKEA, tornar o negócio sustentável e circular passa também por oferecer uma vida útil mais longa aos produtos, que será possível através da reutilização, manutenção e recuperação dos mesmos ou, em alternativa, através da reciclagem. Passará, também, por promover o design circular e inspirar uma nova geração de designers a implementarem eles próprios estes objetivos nos produtos que criam.
“A proteção do meio ambiente é, desde sempre, um dos grandes objetivos da IKEA. Queremos inspirar as pessoas a adotarem hábitos de vida mais sustentáveis e sabemos que podemos ser um exemplo. É por isso que todos os anos nos comprometemos em dar mais alguns passos no caminho da sustentabilidade, com o objetivo final de contribuir para um planeta mais saudável e uma melhor utilização dos recursos naturais. Levamos os nossos compromissos muito a sério e esta parceria com a Fundação Ellen MacArthur vai ajudar-nos a cumprir uma das nossas metas mais importantes”, explica Ana Barbosa, Responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal.
Fonte: https://scandinavianway.com.br/
https://www.ikea.com/