Como uma cervejaria está se livrando dos anéis de plástico de seis embalagens.

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Os seis packs da Carlsberg agora serão mantidos juntos com uma nova cola inovadora, quereduzirá drasticamente o uso de plástico na cervejaria.

Foto: Carlsberg
Se você comprar seis embalagens de cerveja Carlsberg em um supermercado do Reino Unido esta semana, ela não virá mais com anéis de seis embalagens de plástico padrão. Em vez disso, as latas serão presas com um novo tipo de cola.
A empresa estima que a mudança reduzirá os resíduos plásticos em mais de 1.200 toneladas métricas por ano, ou o equivalente a 60 milhões de sacolas plásticas. Também pode ajudar a resolver os problemas que a embalagem causa quando os anéis de plástico vão parar no oceano, potencialmente sufocando a vida selvagem ou se quebrando em pedaços de micro plástico que podem entrar na cadeia alimentar
Enquanto outras empresas de cerveja experimentaram diferentes tipos de anéis de seis embalagens – incluindo uma versão comestível, feita de alimentos e resíduos agrícolas, que podem se desfazer com segurança na água – a Carlsberg, com sede na Dinamarca, decidiu eliminar os anéis completamente. Uma pequena alça de plástico, entretanto, ainda existe para ajudar a transportar a cerveja.

 

Foto: Carsberg
O processo levou três anos de pesquisa e desenvolvimento. “Testamos cerca de 4.000 tipos diferentes de cola antes de definirmos a formulação final”, disse Håkon Langen, diretor de inovação de embalagens do Carlsberg Group. A cola final, que tem uma consistência semelhante a um minúsculo pedaço de chiclete, mantém as latas juntas tão seguramente quanto os anéis de plástico e pode se separar facilmente quando alguém está pronto para beber. “Para obter um bom estalo, [você] divide as latas em duas fileiras de três e, em seguida, rola uma das outras ou simplesmente a quebra rapidamente”, diz Langen.

A empresa desenvolveu a cola junto com um parceiro, a NMP Systems, dona da inovação. A Carlsberg espera que outras cervejarias também façam a mudança. “Não temos nenhum problema em compartilhar a inovação com outras pessoas e, um dia, ela estará disponível para todos, mas, por enquanto, acho que [a NMP Systems] está ocupada produzindo para a Carlsberg”, diz Langen.

A mudança é uma das várias que a empresa está lançando em suas embalagens. A tinta nas latas agora é certificada pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute e torna as latas mais fáceis de reciclar. As garrafas de cerveja de vidro recarregáveis da empresa têm um novo revestimento para fazer as garrafas durarem mais. Novas tampas são projetadas para remover o oxigênio e manter a cerveja fresca por mais tempo, reduzindo o desperdício. A embalagem de plástico que ainda está em uso agora usa uma porcentagem maior de material reciclado. Em uma escala maior, a Carlsberg está mudando para 100% de eletricidade renovável em suas cervejarias até 2022 e eliminará as emissões de carbono das cervejarias até 2030. A empresa tem uma meta, definida por meio da Science Based Targets Initiative, de reduzir sua pegada de carbono na linha com o acordo de Paris.

Por enquanto, a nova cola está em uso apenas em embalagens de seis embalagens da Carlsberg e outras embalagens múltiplas, e ainda não em outras marcas de cerveja da empresa. Depois de ser lançado no Reino Unido esta semana, chegará à Noruega no final deste mês e à Dinamarca em 2019.

Fonte: fastcompany.com

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