E as estradas podem ser ainda mais resistentes do que as estradas tradicionais, de acordo com uma nova pesquisa na revista ‘Science of the Total Environment’.
As máscaras descartáveis, que você vê todos os dias, têm que ir para algum lugar. Muitos, se não a maioria, acabam em um aterro sanitário. Os pesquisadores desenvolveram um novo material que transforma todas essas máscaras em estradas.
[Imagem: acervo pessoal]
De acordo com um novo estudo publicado na revista Science of the Total Environment , pesquisadores da RMIT University em Melbourne, Austrália, desenvolveram um novo material que integra máscaras faciais trituradas descartáveis com agregado de concreto reciclado (RCA), uma substância feita de resíduos de edifícios demolidos, como pedaços de concreto, que são esmagados e reaproveitados. O novo material não apenas dá nova vida a algumas das 6,8 bilhões de máscaras faciais que os pesquisadores estimam serem usadas globalmente a cada dia; pode realmente tornar as estradas mais fortes, de acordo com o estudo.
As máscaras de uso único geram um desperdício significativo . Em um relatório de julho , a ONU chamou o influxo de máscaras descartáveis de “problema tóxico” e estimou que 75% das máscaras usadas e outros resíduos relacionados à pandemia acabarão em aterros ou flutuando nos oceanos.
[Imagem: Universidade RMIT]
As estradas podem parecer uma maneira improvável de reutilizar máscaras, mas algumas estradas já são feitas de materiais reciclados . De acordo com Jie Li, um professor da Universidade RMIT que liderou o estudo, os resultados de seu experimento sugerem que RCA misturado com máscaras faciais pode ser usado para duas das quatro camadas geralmente usadas para fazer estradas. Eles estimam que pavimentar uma estrada de duas pistas com 0,62 milhas (ou um quilômetro) de comprimento exigirá cerca de 3 milhões de máscaras faciais, redirecionando 93 toneladas de resíduos de aterros.
A solução poderia não apenas mitigar os impactos ambientais da COVID-19, mas também poderia realmente melhorar o funcionamento da estrada. Eles descobriram que a mistura de concreto reciclado pode realmente melhorar a resistência, a ductilidade e a flexibilidade da estrada em comparação com uma amostra de controle de RCA sem máscaras de fato fragmentadas na mistura.
[Imagem: Universidade RMIT]
Isso acontece por alguns motivos. As máscaras descartáveis são feitas com um dos maiores inimigos da mãe natureza: o plástico. Especificamente, polipropileno. Você vai se decompor antes disso. Mas como não se decompõe, é um material ideal para uma estrada. Isso fica bastante científico, mas os pesquisadores descobriram que as fibras de polipropileno nas máscaras reforçam a ligação entre as partículas de entulho, tornando o pavimento resultante mais resistente do que sua versão típica. Eles também aumentam a resistência ao alongamento entre agregados de partículas, de acordo com Li. Isso ajuda a tornar o material final mais resistente ao desgaste do que o asfalto tradicional.
Para construir uma amostra, os pesquisadores usaram novas máscaras faciais – não as usadas – devido às restrições COVID-19 de seu laboratório. Mas se eles usassem máscaras descartadas, eles poderiam retirá-las do fluxo de resíduos de algumas maneiras diferentes. Como Li explica, os resíduos geralmente são separados por tamanho e peso. Peças menores, como máscaras faciais, são mais fáceis de manusear e processar, diz ele, e podem ser extraídas usando jatos de ar de um classificador de ar, que se parece com uma chaminé e usa um soprador para sugar o ar do topo, ou facas de ar – basicamente uma cortina de ar comprimido que pode mover as coisas.
Com base em uma análise de custo feita por Li e sua equipe, o processo pode tornar as estradas mais baratas de construir. Ele observa que a extração de material virgem de uma pedreira custa cerca de US $ 50 por tonelada, enquanto o RCA custa cerca de US $ 26. E embora a coleta, desinfecção e transporte de máscaras usadas possam aumentar os custos, você precisa comparar esses custos extras com o custo de descartá-las em um aterro sanitário, que Li diz que pode variar entre cerca de US $ 32 e US $ 78 por tonelada em áreas urbanas na Austrália. “O uso de máscaras faciais com agregado de concreto reciclado como material alternativo não apenas reduziria os resíduos gerados pela pandemia e a necessidade de materiais virgens, mas também reduziria os custos de construção em cerca de 30%”, diz ele.
Agora, Li e sua equipe esperam encontrar um governo local ou parceiro da indústria para construir e testar um protótipo em escala.
Fonte: https://www.fastcompany.com/ (Lilly Smith)