Comparado ao algodão, o tecido de fibra de banana requer muito menos água. A fibra da banana quase não gera emissões, pois tem origem nas colheitas de bananas realizadas constantemente.
A colheita da banana gera toneladas de resíduos porque as bananeiras precisam ser cortadas para que os frutos voltem a crescer. Esse processo gera cerca de 40% dos caules descartados. Isso inspirou Ivan Rojas e Diana Feliu, ambos a criar um novo produto têxtil que reúne sustentabilidade, economia social, artesanato, tecnologia e design!⠀
⠀
A dupla fundou a startup Indianes (@indianesfootwear), sediada em Barcelona, que produz calçados sustentáveis e biodegradáveis feitos de resíduos de fibra de banana.⠀
⠀
Ao contrário dos calçados tradicionais, eles se biodegradam em no máximo dois anos. Comparado ao algodão, o tecido de fibra de banana requer muito menos água. A fibra da banana quase não gera emissões, pois a fibra vem de resíduos agrícolas.
⠀
A dupla obtém fibra de banana diretamente de comunidades agrícolas colombianas, que usam esse material há séculos para fazer roupas como pulseiras e mochilas.
⠀
⠀
Fonte: Indianes Foot Wear/siga @ibsustentabilidade.⠀