Na foto: latas alojadas em uma alternativa sem plástico aos anéis de seis pacotes típicos. Imagem: Corona
A marca de cerveja Corona, que pertence à Anheuser-Busch InBev (AB InBev), anunciou que agora está recuperando mais plástico do ambiente do que gera, descrevendo o marco como a entrega de ‘plástico líquido zero’.
A marca afirma ser a primeira na indústria de bebidas globalmente a marcar a conquista. Ela trabalhou com a consultoria South Pole para avaliar quanto plástico é usado em suas operações e cadeias de suprimentos, além de apenas produtos voltados para o consumidor.
A partir daí, foram desenvolvidos planos para reduzir o plástico sempre que possível. Por exemplo, todas as embalagens múltiplas do volume de exportação da Corona para latas estarão livres de anéis de plástico até o final de 2021. Então, a Corona investiu para “compensar” os plásticos residuais aumentando os sistemas de coleta e reciclagem no México, onde a cervejaria Cervecería Modelo da Corona está localizada. A nova capacidade de reciclagem resultante, afirma a Corona, é maior do que a capacidade necessária para processar todos os plásticos que agora produz.
A consultora de gestão sênior do Pólo Sul para plásticos, Irene Hofmeijer, disse que Corona está “estabelecendo um padrão elevado para a indústria”. Muitas marcas de bebidas alcoólicas dependem predominantemente de embalagens de vidro e alumínio e têm trabalhado para remover plásticos problemáticos, como embalagens retráteis e anéis multipack , mas nenhuma ainda reivindicou ‘plástico líquido zero’ ou ‘neutralidade de plástico’.
Para comunicar a conquista aos consumidores e encorajá-los a desempenhar seu próprio papel no enfrentamento do desafio global da poluição do plástico, a Corona lançou uma nova experiência de realidade aumentada que permite aos usuários visualizar quanto plástico usam a cada ano, com base em algumas perguntas sobre seus hábitos. A experiência chama-se Plastic Reality e foi lançada hoje (8 de junho), para coincidir com o Dia Mundial dos Oceanos.
Depois de mostrar aos usuários sua pegada de plástico flutuando na água do mar, a Plastic Reality os direciona a um portal virtual explicando como a poluição do plástico afeta a natureza e delineando conselhos de melhores práticas para reduzir sua pegada de plástico individual.
“Como uma marca nascida na praia e profundamente conectada com a natureza, a Corona tem a responsabilidade de fazer todo o possível para ser uma aliada do nosso meio ambiente e dos nossos oceanos”, disse o vice-presidente global de marketing da Corona, Felipe Ambra.
“Tornar-se a primeira marca global de bebidas com pegada plástica líquida zero é a última novidade na ambição mais ampla da Corona de ajudar a proteger os oceanos e as praias do mundo da poluição por plástico. Mas não podemos fazer isso sozinhos…. Ver o valor de plástico do ano inteiro em sua sala de estar é realmente revelador e, com sorte, inspire as pessoas a reduzir o uso pessoal de plástico e seu impacto no meio ambiente. ”
Progresso da embalagem
A notícia se baseia no lançamento do Corona Plastic Free Challenge . Operado como parte do acelerador 100+ da AB InBev, que dá suporte a start-ups sustentáveis, o Desafio financiará alternativas de revestimento de tampa de garrafa de plástico e soluções para manter os produtos em paletes durante o transporte sem filme plástico.
Unilever, Colagate-Palmolive e a empresa Coca-Cola recentemente deram seu peso ao acelerador 100+.
A notícia também chega na mesma semana que a AB InBev lançou novas garrafas de cerveja leves que têm uma pegada de carbono reduzida de 17% em comparação com seus outros tipos de garrafa.
fonte edie newsroom Sarah george