ReTuna é o primeiro shopping de reciclagem do mundo.

Compartilhe essa notícia

Ainda sobre boas práticas Suecas, volto a publicar esse exemplo. Ver um país de primeiro mundo, vendendo e usando roupas, móveis e utensílios de segunda mão, como práticas a reduzir o consumo e dar nova vida aos produtos, só nos resta crer, que também somos capazes de seguir esse exemplo.

ReTuna Återbruksgalleria é o primeiro shopping de reciclagem do mundo, marcando o início de uma revolução nas compras de baixo carbono. Itens antigos ganham nova vida por meio de reparos e reciclagem. Tudo o que é vendido é reciclado ou reutilizado, ou produzido de forma orgânica ou sustentável.

O shopping foi inaugurado em agosto de 2015 e fica ao lado do centro de reciclagem da cidade. Isso torna mais fácil para os visitantes deixarem itens indesejados e reutilizáveis ​​no depósito do shopping ou ‘Returen’. A equipe do depósito classifica o que é utilizável e o que não é e, em seguida, distribui os itens retidos nas lojas do shopping. O pessoal da oficina então realiza uma nova classificação, escolhendo o que deseja reparar, consertar, converter, melhorar, reinventar e, por fim, vender. Desta forma, os materiais ganham nova vida.

O conceito de negócio está funcionando: em 2018, a ReTuna Återbruksgalleria gerou SEK 11,7 milhões em vendas de produtos reciclados. E o shopping criou mais de 50 novos empregos.

A ReTuna também administra um programa educacional de um ano nas instalações chamado ‘Reciclar Design – Återbruk’, ensinando os alunos sobre design e como reciclar objetos comumente doados. Também organiza eventos, workshops, palestras, dias temáticos e muito mais, todos com foco na sustentabilidade. Existem também salas de conferências onde os hóspedes podem realizar reuniões de baixo carbono.

O shopping está localizado a cerca de uma hora de Estocolmo de carro ou trem e é de fácil acesso se você estiver hospedado na capital sueca. Visite o primeiro shopping de reciclagem do mundo e faça uma excursão guiada para ver o que acontece nos bastidores.

 

Fonte: https://smartcitysweden.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *