Principais desafios da circularidade.

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Apesar dos impactos ambientais, financeiros e da cadeia de abastecimento positivos que o modelo de economia circular promete, alguns desafios cruciais se colocam no caminho.

Um dos principais é o design, e é um desafio que pode acabar sendo o ponto crucial de todo o modelo, de acordo com Watt. “Teremos sucesso ou fracassaremos no que diz respeito à economia circular devido ao design do produto”, explicou ela.

O modelo de negócios de uma organização pode ser outro grande desafio, especialmente nos estágios iniciais de desenvolvimento da circularidade. Por exemplo, com um modelo de negócios de ponto de venda, os produtos pertencem completamente ao consumidor depois que eles os compram. Isso torna difícil obter esses produtos no final de suas vidas – um componente crucial da circularidade.

Então, o desafio passa a ser descobrir como incentivar os consumidores a devolver os produtos depois de concluí-los, para construir um caso de negócios para a implementação de um modelo de economia circular. “Isso é algo contra o qual vemos os clientes batalhar”, disse Watt.

As organizações costumam combater esse desafio por meio de programas de devolução de produtos.

Por exemplo, o programa Product Takeback and Reuse da Cisco permite que os clientes devolvam produtos em fim de vida sem nenhum custo adicional, e a Cisco reutiliza ou recicla 99,8% dos produtos devolvidos.

Katie Schindall, diretora de economia circular da Cisco, observou que a falta de conscientização do cliente representa uma forte barreira à eficácia desses programas. Mas quando os clientes aprendem sobre eles, “eles ficam realmente entusiasmados com isso”, disse Schindall, refletindo a crescente demanda do consumidor por circularidade nos produtos que compram.

A Dell Technologies também oferece vários programas de devolução de produtos que promovem a circularidade. “Temos todos esses caminhos incríveis para as pessoas realmente reciclarem”, disse Erika Chan, diretora de sustentabilidade corporativa da Dell Technologies. Mas aumentar a conscientização sobre esses programas e impulsionar mudanças na mentalidade em torno da reciclagem de eletrônicos são questões com as quais o fornecedor continua a lutar, acrescentou Chan.

Mudança de mentalidades

Talvez o desafio mais assustador seja levar as iniciativas circulares além da linha de partida. “É uma mudança real de mentalidade que precisa acontecer para levar um modelo de economia circular de um projeto piloto à escala total em toda a organização”, disse Watt.

Os impactos ambientais positivos do modelo de economia circular podem ser “massivos”, disse Watt, mas há um longo caminho pela frente antes que esses benefícios sejam totalmente percebidos. O Relatório da Lacuna de Circularidade de 2021 da Circle Economy revelou que apenas 8,6% da economia mundial é considerada circular. Esse percentual representa uma redução em relação aos dois anos anteriores, quando esse valor era de 9,1%.

Dobrar a circularidade econômica para 17,2% até 2032 poderia reduzir as emissões globais em 39%, reduzir a pegada total de material em 28% e manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 graus Celsius, de acordo com o relatório.

No entanto, um relatório recente da ABI Research sugere que não é provável dobrar a circularidade econômica global até 2032. Em vez disso, o relatório estima que o mundo atingirá apenas 10,5% de circularidade em 2030.

E considerando que o modelo de economia circular ainda está engatinhando, é incerto se um crescimento dessa escala é plausível se os negócios continuarem como de costume. “A transição vai levar algum tempo porque essa é uma maneira fundamentalmente diferente de pensar”, disse Watt.

Fonte: https://www.sdxcentral.com/   (Emma Chervek)

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